Férias do ministro não inviabilizam reajuste do magistério

23/12/2022

Portaria Interministerial que define o percentual de correção para 2023 deve ser publicada até o dia 30. Caso Paulo Guedes não possa assinar, um interino deve fazê-lo.


Educação | O presidente Jair Bolsonaro assinou as férias de Paulo Guedes, ministro da Economia. Ato foi publicado no Diário Oficial de terça-feira, 20. Por conta disso, recebemos alguns questionamentos sobre se isso atrapalharia o anúncio da Portaria Interministerial que define o reajuste do piso do magistério para 2023.

A preocupação é pertinente, pois o documento que define o valor do custo aluno de 2022 e, por conseguinte, quanto será o índice de correção no próximo ano, é assinada pelos ministros da Economia e Educação

No entanto, caso Paulo Guedes não volte mais, um interino ou outra autoridade que substitua o ministro deve fazê-lo. Mas é bom ficar atento para que não utilizem as férias do ministro como mais um motivo para atrasar o anúncio do reajuste.

Após o anúncio, entenda melhor a questão.

Quase ex-ministro Paulo Guedes. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.
Quase ex-ministro Paulo Guedes. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.

As portarias interministeriais

O reajuste do magistério é calculado a partir do crescimento do custo aluno dos dois anos anteriores. O de 2023, por exemplo, será o resultado da elevação de 2022 em relação a 2021. 

Esse crescimento é publicado oficialmente através de portarias, assinadas pelos ministros da Educação e Economia. 

Até o dia 30 deste mês, deverá ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) a portaria que mostrará o custo aluno final de 2022.  Com ou sem a assinatura do ministro que tirou férias às vésperas do governo Bolsonaro acabar.


Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações atualizdas, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Siga-nos!

Mais recentes sobre educação