Aconteceu em 27 de janeiro

27/01/2023

Destaque para nomeação de Hitler como chanceler da Alemanha; nascimento de Lewis Carrol, autor de "Alice no País das Maravilhas; nascimento de Mozart; Libertação de Auschwitz, na Polônia; tragédia na boate Kiss e término oficial da Guerra do Vietnam.

 Foto/reprodução.
Foto/reprodução.

Túnel do Tempo | 27 de janeiro — alguns fatos relevantes:

em 1973

Acordos de Paz de Paris terminam — oficialmente — a Guerra do Vietnã. Conflito deixou milhões de mortos entre soldados, guerrilheiros e não combatentes. Segundo analistas de todas as matizes ideológicas, os EUA saíram como os grandes derrotados do evento.

em 1933

Hitler é nomeado chanceler da Alemanha. E todo o mundo sabe no que deu: totalitarismo, extremismo de direita, extermínio de judeus e de quem se opusesse ao partido nazista, genocídio e uma série de etcéteras e tal de crimes.

em 1832

Nasce Lewis Carrol, em Daresbury, na Inglaterra. Carrol é  autor de uma das obras mais conhecidas e consagradas em todo o mundo: Alice no País das Maravilhas. Seu nome verdadeiro era Charles Lutwidge Dodgson.

em 1756

Nasce o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, em Salzburg. Mozart é considerado um dos maiores gênios da música. Dentre suas criações estão as óperas As Bodas de Fígaro” (1786), “Don Giovanni” (1787) e “Così fan tutte” (1790).

Continua, após o anúncio. 

em 1945

Ocorre a Libertação de Auschwitz, na Polônia. Auschwitz foi o maior centro de extermínio da história do nazismo. Calcula-se que 1,3 milhão de pessoas tenham sido assassinadas em Auschwitz, sendo 90% judeus.

em 2013

27 de janeiro de 2013 é uma das datas mais lamentáveis do País, pois ocorreu a tragédia da boate Kiss, em Santa Maria (RS). Um incêndio matou 242 pessoas e feriu outras 116. A maioria esmagadora era de jovens na faixa dos vinte e poucos anos e até menos.

Fontes: Barsa Saber, Wikipédia e outros sites na internet.



Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Mais recentes