Hoje na História: 21 de Fevereiro

21/02/2023

Publicação do Manifesto Comunista, nascimento de Nina Simone, assassinato de Malcon X e outros fatos históricos.

Foto/reprodução
Foto/reprodução

Hoje na História - Alguns fatos de 21 de fevereiro:

em 21 de fevereiro de 1965

Malcom X é assassinado por membros do grupo Nação do Islã, enquanto dava uma conferência, em Nova York. Nascido em 1925, em Omaha, foi batizado com o nome de Malcolm Little. Atuou na defesa do nacionalismo negro nos Estados Unidos.

em 21 de fevereiro de 1848

É publicado — em Londres — o Manifesto Comunista, o terror da burguesia mundial. Documento foi escrito por Karl Marx e Friedrich Engels. Um dos trechos mais conhecidos do grandioso Manifesto diz: 

"A história de toda a sociedade até agora existente é a história das lutas de classes."

em 21 de fevereiro de 1930

Nasce Nina Simone, uma das maiores cantoras, pianistas e compositoras de sua geração. Tornou-se eterna pelo talento excepcional e pela luta em defesa dos direitos civis, que abraçou como uma causa de vida. Negra, filha de um marceneiro e de uma empregada doméstica, ela teve uma trajetória de resistência, em um tempo no qual tudo era ainda mais difícil. 

Leia tambémO ter e o não ter no belíssimo canto e piano de Nina Simone.

Continua, após o anúncio.  

em 21 de fevereiro de 1806

Início da Batalha de Verdun, a mais longa da Primeira Guerra Mundial, e a segunda mais sangrenta após a Batalha do Somme. Nela se enfrentaram os exércitos da França e da Alemanha, entre o dia 21 de fevereiro de 1916 e 19 de dezembro do mesmo ano, nos arredores de Verdun, nordeste da França. O resultado foi de um quarto de milhão de mortos e cerca de meio milhão de feridos entre ambos os bandos.

em 21 de fevereiro de 2007

Escola de Samba Beija-Flor ganha seu 10° título do carnaval do Rio. Ela recebeu do juri 399,3 pontos com o enredo "Áfricas: do berço real à corte brasiliana", sobre as dinastias guerreiras africanas.

Leia também“Desfila o chumbo da autocracia" ou a crítica da Beija-Flor aos militares.

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História