“Desfila o chumbo da autocracia" ou a crítica da Beija-Flor aos militares

18/02/2023

O enredo da atual vice-campeã do carnaval carioca questiona o valor do 7 de Setembro e propõe passar a história do país a limpo de 1822 pra cá.

Cultura | Dando uma repaginada em seu histórico de apoio aos  militares (1964-1985), a Beija-Flor — atual vice-campeã carioca do carnaval e uma das cotadas para vencer neste 2023 — traz em seu samba-enredo uma dura crítica ao regime que outrora louvou. 

O enredo da tradicional escola é "Brava Gente! O grito dos excluídos no bicentenário da independência". Letra questiona o valor do 7 de Setembro e propõe passar a história do país a limpo de 1822 pra cá. Samba será cantado segunda-feira (20) na avenida pelo intérprete Neguinho da Beija-Flor e pela funkeira Ludmilla.

Continua, após o anúncio

Festa popular em várias partes do mundo, o carnaval é mais celebrado no Brasil. Imagem: Canva.
Festa popular em várias partes do mundo, o carnaval é mais celebrado no Brasil. Imagem: Canva.

Ponto alto da crítica

Segundo matéria de O Globo (18), "o ponto de maior confronto será o quarto carro alegórico, intitulado "O chumbo da autocracia", em referência à parte da letra do samba que trata dos militares."

"Em formato de tanque estilizado nas cores de prata e chumbo envelhecido, o carro trará duas grandes torres de vigilância e três dragões militarizados, que segundo o carnavalesco Alexandre Louzada, representam a opressão e o cerceamento de liberdades."

"Em cima, desfilarão componentes fantasiados de "general autocrata", "soldados mandados", "vigilante do poder" e "vigias"."

Bravo!

Diante dessa mudança de postura política da Beija-Flor — tão salutar ao fortalecimento da democracia em nosso País —, só podemos dizer: Bravo!


Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Siga-nos!

Mais recentes sobre cultura

Porque é fato também que sonhos não morrem —, os chamados Garotos de Liverpool continuam muito presentes na vida de seus milhões de fãs em todo o planeta.

De uma família de classe média, nasceu em 27 de Março de 1960, no Rio de Janeiro. Talentoso desde muito jovem, artista atuou nos vocais da famosa Legião Urbana, grupo no qual foi também vocalista, violonista e líder.