Hoje na História: 16 de Abril

15/04/2024

1917. Lenin volta de seu exílio na Suíça e, após chegar em Petrogrado, lança suas famosas "Teses de Abril, documento que daria origem à URSS.

Terça, às 00:21

Compartilhe a matéria!

Colabore! Ajude o site a se manter online.

Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br


conteceu também em 16 de Abril:

  • 1520 — Início da Revolta dos Comuneiros, na Espanha, contra o governo do rei Carlos I de Espanha. Carlos I era também o sacro imperador romano, com o nome régio de Carlos V.
  • 1889 — Nascimento de Charles Chaplin, ator e cineasta inglês.
  • 1912 — Harriet Quimby se torna a primeira mulher a pilotar um avião através do canal da Mancha. E divulgação da lista de sobreviventes do Titanic. Leia mais sobre Titanic AQUI e AQUI.
  • 1919 — Mahatma Gandhi organiza um dia de "oração e jejum" em resposta à morte de manifestantes indianos no Massacre de Jallianwala Bagh pelas tropas coloniais britânicas ocorrido três dias antes.
  • 1943 — O cientista suíço Albert Hofmann — considerado o pai do LSD — experimenta acidentalmente os efeitos psicodélicos da droga. E a ingere intencionalmente três dias depois, 19 de abril.
  • 1961 — Em um discurso transmitido nacionalmente, o primeiro-ministro de Cuba Fidel Castro declara que é um marxista-leninista e que Cuba adotará o socialismo.
  • 1984 — Um milhão e quinhentas mil pessoas participam de comício das Diretas Já na cidade de São Paulo, capital do estado de mesmo nome. É a maior manifestação pública da história do Brasil.

Fontes: Britânica, History, Wikipédia


Compartilhe a matéria!

Colabore! Ajude o site a se manter online.

Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes landim Neto

Leia também

1985. Morte de Tancredo Neves, primeiro quase presidente civil após o fim da ditadura militar instalada no Brasil em 1964.

1980. Durante a ditadura militar, o então líder sindical Luís Inácio Lula da Silva é preso por liderar uma famosa greve operária no ABC paulista.

Publicidade

Tópicos mais vistos relacionados ao tema desta matéria


Publicidade

Sugira matérias, critique, denuncie...