egundo matéria da Agência Gov desta terça-feira (20), o ministro da Economia Fernando Haddad (PT) entregou ao presidente Lula (PT) a proposta de Reforma Tributária sobre salários e renda. Anúncio foi feito ontem (20) em um debate promovido por um banco de investimentos em São Paulo.
Diz a Agência Gov:
Preparada por ele [Haddad] e sua equipe, a proposta [de Reforma Tributária sobre salários e renda] será a segunda etapa da reforma ampla, após a aprovação das mudanças que se referem ao consumo. Segundo o ministro, o projeto já foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e deve ser objeto de consulta aos demais ministros.
Haddad explicou que o envio em duas etapas corresponde à estratégia traçada desde o início do atual mandato, como forma de atenuar resistências e impedir que a reforma tributária fosse frustrada desde o início. O Brasil tentava aprovar uma reforma dos tributos havia 40 anos, sem sucesso.
Nós já apresentamos ao presidente da República cenários sobre a reforma da renda. Decisão é dele", disse Haddad, durante o evento. "O presidente vai avaliar junto aos outros ministros, porque tem impacto para todo lado", completou. Segundo o titular da Fazenda, caberá a Lula o envio do projeto ao Congresso ainda neste semestre ou no próximo ano. Ele não antecipou detalhes do projeto, mas é de conhecimento público que o Governo Federal pretende construir uma fórmula que diminua a tributação sobre os salários e aumente sobre rendas e patrimônios elevados.