Empresa que criou "chip do boi" será reestatizada por Lula

09/02/2023

Segundo matéria do Valor Econômico, reestatização da Ceitec começou a avançar e poderá ser a primeira no atual governo. 

Economia | Famosa por criar o "chip do boi" — para rastreamento de gado —, a Ceitec poderá ser a primeira empresa que passará por reestatização no terceiro governo do presidente Lula (PT). Segundo matéria do Valor Econômico desta quinta-feira (9), um grupo interministerial de trabalho foi criado para "estudar formas de reverter o processo de desestatização e liquidação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), iniciado no governo de Jair Bolsonaro." A empresa foi criada em 2008, no segundo mandato do líder maior do Partido dos Trabalhadores.

Continua, após o anúncio

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com dirigentes de centrais sindicais, no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com dirigentes de centrais sindicais, no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Tema de campanha

A Ceitec foi tema da campanha eleitoral do ano passado. Lula prometeu que seu governo ia recuperar a empresa e deu essa missão à ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Outras

Além da Ceitec, há pressão para que o atual presidente reestatize também a Eletrobras. Sobre isso, Lula fez recentemente duras críticas ao processo que privatizou essa empresa. Espera-se que o petista a traga de volta para o controle do governo.


Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Mais recentes sobre economia