Projeto abre também brechas para ações persecutórias dentro das escolas. Mas há 'pontos positivos', diz especialista.
Reajuste nacional do magistério deve sofrer alteração, diz prefeito
Gestor acredita que será votado ainda em 2021 o PL que muda o cálculo de correção do piso do magistério, o que alteraria a estimativa já anunciada para 2022.

Educação | O Dever de Classe conversou de maneira informal com um prefeito de uma cidade do interior do Piauí. O gestor pediu para não se identificar e afirmou que o reajuste nacional do magistério estimado para 2022 deve sofrer alteração. "Está muito alto, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) articula saída diferente que também beneficia os professores", diz.
Mudar o cálculo de correção
A CNM de fato é contra o reajuste de 31,3% previsto para o magistério. Em nota em seu portal publicada em setembro, entidade fala em "colapso na administração pública", caso percentual estimado seja mantido para o próximo ano. Como alternativa, sugere mudança para baixo no cálculo, conforme veremos após o anúncio.
Relacionadas:
- Conforme previsto, piso do magistério cresce e reajuste será de 31,3% em janeiro de 2022
- Verba cresceu; é possível pagar reajuste de 31,3% aos professores em 2022, diz especialista
- Fundeb: repasses do BB crescem para todos os estados e viabilizam reajuste de 31,3% do magistério
- Órgão ligado a prefeitos faz terrorismo fajuto contra reajuste de 31,3% para o magistério
O que defendem prefeitos e governadores
Para abortar o reajuste de 31,3% previsto para o magistério em 2022, a CNM — em coro com prefeitos e governadores — propõe mudar o cálculo de atualização anual do piso. Para tanto, querem que seja votado ainda em 2021 o Projeto de Lei 3776/08. Tal medida reza que, em vez de correção pelo mesmo crescimento do Custo Aluno, piso seja corrigido pelo INPC acumulado dos últimos 12 meses, isto é, a inflação oficial do governo. Veja consequência, após anúncio.
Mudança rebaixa reajuste
Caso o referido PL seja aprovado ainda neste ano, reajuste do professor estimado para 2022 cairá de 31,3% para cerca de 12%, que é a previsão de inflação oficial para 2021. Uma queda substancial, portanto.
Outra saída
Outra saída apontada por prefeitos e governadores para rebaixar o reajuste do magistério do próximo ano é alterar para baixo o valor do Custo Aluno. Manobra foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro no final do ano passado, o que fez zerar o reajuste de 2021.
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite para deixar também uma contribuição para o nosso site.
Faça uma pequena doação de um valor qualquer para que possamos continuar a manter este site aberto. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Mais recentes sobre educação...
Medida é para ser aplicada nas instituições de ensino federais, estaduais, municipais e distrital, públicas e privadas.
Textos mostram os prejuízos que a reforma traz a estudantes, professores, demais da comunidade escolar e sociedade em geral.