Parecer sobre piso dos funcionários de escolas sai até segunda-feira (8)

06/12/2025

>> Garantia foi dada pelo relator da matéria na CCJ da Câmara, deputado Danilo Forte

>> O debate analisou o Projeto de Lei 2531/21, que fixa o piso desses trabalhadores em 75% do valor pago aos professores

>> CategoriasEducaçãoEconomia, Política

PROCURAR

Faça uma assinatura solidária, acesse sem restrições todo o conteúdo do site e ajude a mantê-lo. Temos custos. Apenas R$ 19,90/ano!

Ou pague no pix (recomendável, vem integral):

Pix: apoie@deverdeclasse.org

Caso não queira assinar, deixe uma contribuição de qualquer valor. Apenas pix.


>> Por Redação /  Segundo matéria da Agência Câmara de Notícias(5), Parecer sobre piso dos funcionários de escolas sai até segunda-feira (8). Quem garante é o parlamentar Danilo Forte (União-CE), relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Anúncio foi feito durante Audiência Pública na Comissão que tratava desse tema.

75% do piso dos professores

"O debate analisou o Projeto de Lei 2531/21, que fixa o piso desses trabalhadores em 75% do valor pago aos professores. A medida abrange funcionários como assistentes de administração, secretários escolares, cozinheiras, inspetores de alunos, porteiros e auxiliares de serviços gerais."

"Segundo o relator, a intenção é votar a proposta na comissão ainda antes do fim do ano legislativo. "Minha preocupação é fazer um relatório coerente, constitucional e legal para ser aprovado por unanimidade. Espero que a gente consiga votar já na próxima semana", afirmou Danilo Forte.

Matéria continua

Apoio parlamentar

Durante a reunião, deputados defenderam a aprovação célere do projeto para corrigir uma distorção histórica. A deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP) destacou que a valorização de todos os profissionais da educação é um mandamento constitucional.

"Não podemos mais normalizar que nossos profissionais recebam salário mínimo. A escola não funciona sem quem cuida da gestão, da alimentação, da limpeza e da segurança", afirmou a parlamentar.

O deputado Patrus Ananias (PT-MG) reforçou a importância desses trabalhadores para o sistema educacional e para a garantia de direitos fundamentais, como a alimentação escolar.

Próximos passos
O relator Danilo Forte pretende disponibilizar o parecer no sistema da Câmara até segunda-feira.

Se houver acordo, o texto poderá ser incluído na pauta de votação da CCJ na próxima semana. A proposta tramita em caráter conclusivo nas comissões. Se aprovada na CCJ e não houver recurso para votação em Plenário, seguirá diretamente para o Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Receba atualizações:

>> WhatsApp  >> Instagram  >> X  >> Threads


Faça uma assinatura solidária, acesse sem restrições todo o conteúdo do site e ajude a mantê-lo. Temos custos. Apenas R$ 19,90/ano!

Pague no pix (recomendável, vem integral):

Pix: apoie@deverdeclasse.org

Caso não queira assinar, deixe uma contribuição de qualquer valor. Apenas pix. 


Receba atualizações:

Mais recentes do tópico política:

O documentário que apurou a estranha "facada" em Jair Bolsonaro está marcado para ser apresentado nesta segunda-feira (6), na TV 247. Dirigido pelo experiente jornalista Joaquim de Carvalho, investigação já tem elementos que podem desmoralizar ainda mais o capitão e sua família, e também os órgãos da chamada grande mídia, como Globo & Cia.
Segundo levantamento do experiente jornalista Joaquim de Carvalho, muitas evidências levam a crer que Carlos Bolsonaro teria sido o mandante do 'autoatentado' (farsa) ocorrido contra Jair Bolsonaro em 2018. No vídeo ao final desta matéria, Carvalho cita outros contundentes fatos sobre sua investigação, que já tem data marcada para ser apresentada...
Levemos a sério ou não, o fato é que Jair Bolsonaro exala por todos os poros muitos sinais de que pretende endurecer o regime. Talvez não tenha a capacidade de sedução de Ramon Mercader para conquistar a confiança dos que sua imaginação assassina pretende eliminar.
Bem ao contrário das grosseiras notícias falsas que Jair Bolsonaro e seus seguidores espalham diariamente nas redes sociais, as fake news da grande imprensa vêm embaladas numa linguagem refinada para tentar confundir a maioria da população, embora sejam tão cabeludas quanto as lorotas do presidente.