O homem tem de dividir com a mulher as tarefas de casa

05/08/2015
Foto ilustrativa: depositphotos
Foto ilustrativa: depositphotos

Ideologia | O que impede um homem de limpar o próprio prato que come ou de fazer sua própria comida? O que o impede também de lavar e passar as próprias roupas ou de aprender crochê e bordado? 

É simples de responder: a ideologia burguesa ou, mais especificamente, o forte machismo que a carateriza. Fora disso, um homem nunca deixa de ser homem se cumpre tais tarefas ou aprende alguma especialidade de costura atribuída às mulheres. Continua, após o anúncio.

Dentro de casa, por exemplo, tudo quanto é tarefa deveria ser dividido entre a mulher, o homem e os filhos mais grandinhos, de forma a se abolir o pesado fardo jogado tradicionalmente para o lado feminino. 

Afinal, reiteramos: o que na prática impediria um marmanjo de lavar as próprias cuecas? Nada, a não ser a cultura de que isso não é obrigação sua.

Na verdade, não existe tarefa de homem e tarefa de mulher. Só existe tarefa. E homens e mulheres devem cumprir as que aparecerem no dia-a-dia de suas vidas. 

É preciso, pois, acabar com a ideologia que favorece apenas quem nasce com um pênis entre as pernas. Os próprios 'machões' têm muito a ganhar com isso.

Leia também:

Os chamados "patriotas" bolsonaristas não aceitam que Lula ganhou as eleições e nem conseguem perceber o mundo real. Por isso, se alimentam de um delírio que pode, ao final, levar muitos deles a um estado raivoso cada vez maior de loucura. "Precisam de tratamento", sugere a especialista.