Ministro da AGU diz que Reforma Administrativa atingirá União, estados e municípios

29/02/2020

COMPARTILHE!

Economia / André Mendonça afirma que novos concursos só serão feitos quando a reforma for aprovada. Medida afetará também atuais funcionários.

Publicidade

Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

André Mendonça — ministro da Advocacia Geral da União (AGU) — confirmou em entrevista (28) ao programa Globo News Política que a Reforma Administrativa atingirá servidores da União, Estados e Municípios. 

Texto deverá ser encaminhado ao Congresso nos próximos dias, tal como prometeu o presidente Jair Bolsonaro antes do carnaval. Novos concursos só ocorrerão após aprovação da medida. Continua, após o anúncio

Fim da estabilidade e achatamento de salários e carreiras

A Reforma, segundo o próprio ministro da Economia Paulo Guedes já adiantou, tem basicamente dois pilares: fim da estabilidade e achatamento de salários e carreiras. 

Meta é nivelar maioria dos servidores aos setores super explorados da iniciativa privada. Policiais e outros das chamadas 'carreiras de Estado deverão ser poupados dos efeitos nocivos do projeto. Continua, após o anúncio.

Atuais servidores

Ao contrário do que o governo diz, atuais servidores serão também prejudicados. O próprio ministro da AGU deixou um forte sinal sobre isso ao declarar: "E, a partir dessa perspectiva macro, que tem de um lado a boa eficiência e a governança pública, manter a estrutura do Estado para que o Estado não possa ser cooptado por interesses ilegítimos."

Ou seja, na concepção errônea do ministro, os atuais servidores representam interesses ilegítimos do Estado.

Especialistas preveem que caso a reforma seja aprovada, a curto e médio prazos estados e municípios adaptarão seus planos de carreiras para enquadrar atuais servidores no projeto. Após o anúncio, uma síntese do que poderá ser a reforma.

COMPARTILHE!

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e precisamos de apoio para que possamos manter nossas publicações. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.

Doar com PayPal

Doar com PagSeguro

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Anúncio

Mais recentes...