Pressão é para que o Projeto de Lei 2531 saia da gaveta e tramite de forma ordinária na câmara alta do país
Manuel Bandeira e o homem que, mesmo com coronavírus, não pode se isolar
"O bicho" é a expressão de um mundo caótico, marcado por profundas desigualdades e muita hipocrisia.
COMPARTILHE!
Publicidade

Por *Landim Neto. O coronavírus, através de governantes em todo o mundo, impôs toque de recolher. Os ricos e os setores médios da população estão agora alojados em suas confortáveis casas, sítios, chácaras, fazendas e apartamentos. Têm direito ao que há de melhor em comida, tecnologia, higiene pessoal e entretenimento. Pelas redes sociais, muitos destes replicam, insistentemente e até em tom policialesco, que todos precisam obedecer, para que a peste não se alastre... Continua, após o anúncio.
Há um setor, contudo, que não pode ceder a tal apelo, apelo este de fundo hipócrita, em minha opinião. A milhões de homens, mulheres, crianças e idosos não é dado o direito a seguir sequer a ditadura da Covid-19. Muitos vivem nas ruas ou nos lixões, atrás de comida.
Outros tantos, amontoados em vilas e favelas, habitam ambientes apertados, sem conforto ou condições adequadas de higiene e alimentação. Não podem também, portanto, aderir ao confinamento, pelo menos tal como aconselham os órgãos ligados à saúde.
Em fevereiro de 1947, o poeta Manuel Bandeira publicou o poema "O bicho". (Leia, ao final do artigo). O texto é a expressão de um mundo caótico, marcado por profundas desigualdades e hipocrisia, tal como se continua a ver nos tempos atuais.
O 'bicho' do Bandeira é o homem de hoje que, mesmo com o coronavírus, não pode se isolar. Isto, naturalmente, o torna ainda mais indesejável para os muito ricos. E também para alguns dos setores médios. Estes, do alto de suas "colônias de férias domiciliares" e ignorância, não conseguem enxergar além do próprio umbigo.
*Landim Neto é editor do Dever de Classe
Leia o poema, após o anúncio
O bicho
Manuel Bandeira
O bicho, meu Deus, era um homem.
COMPARTILHE!
Faça uma pequena doação de qualquer valor, para ajudar a cobrir os custos de manutenção do site. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.
PIX CPF 22629149315 . João Rosa Paes Landim Neto
Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!
Anúncio
Mais recentes...
Na avaliação do presidente do PSD, os partidos do Centrão não estão neutros na eleição presidencial de 2026, mas alinhados politicamente com o candidato Lula (PT), influenciando diretamente o cenário eleitoral nacional.
Documentário sobre essas temáticas mostra como as redes sociais não apenas manipulam os usuários — e lucram com isso — mas destaca principalmente as consequências sociais na vida de toda a população
Inspirada no best-seller homônimo da escritora britânica Alice Feeney, a minissérie apresenta um suspense psicológico intenso e claustrofóbico, construído como um intrincado quebra-cabeça em que a premissa central permanece cristalina: toda história tem três lados — o seu, o meu e a verdade
Uma alimentação equilibrada e nutritiva é aliada fundamental na prevenção de problemas de garganta, estresse, depressão, ansiedade, doenças cardíacas e dores na coluna
O centenário de Fidel Castro marca um momento simbólico para revisitar a trajetória do líder da Revolução Cubana e o impacto de seu projeto político na história do século XX





