O lema de campanha não foi escolhido à toa. Quem conhece Marinalva Santana sabe de seu profundo, histórico e honesto compromisso com uma sociedade justa, igualitária e sem preconceitos, onde todas as pessoas possam exercer livremente e na plenitude o exercício de serem felizes. Teresina rumo a ganhar uma vereadora Socialista e porreta! 50444 é o...
TEMPO. Livro mostra como SP se transformou em uma metrópole
O e-book, gratuito, é resultado de pesquisa de pós-doutorado realizada por Mirandulina Azevedo, professora da UFMS.
Terça-feira, às 23:55
Compartilhar matéria
"Alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João..." Os versos de Sampa, de Caetano Veloso, 1978, dão bem a dimensão do que é a gigantesca e complexa cidade de São Paulo, uma espécie de "avesso do avesso do avesso do avesso", como o próprio baiano a qualifica em sua letra. Só que nem sempre foi assim.
Segundo matéria no Jornal da USP (12), "apesar dos 470 anos completados em janeiro deste ano, a transformação da cidade de São Paulo em uma das maiores metrópoles do planeta é relativamente recente. Para mapear o começo dessa mudança, surgiu o livro O que se pensava sobre arquitetura quando São Paulo virou metrópole: desenhos e escritos em revistas (1900-1920).
Confira mais detalhes, após o anúncio.
Leia também:
- Primeira engenheira negra do Brasil é homenageada em Exposição
- 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos chega a todas as capitais do Brasil
- O banto como um pilar da nossa formação cultural
- Culto a Belchior é de quando ele decidiu "se matar"
- Roteiro de cinema trash
E-book gratuito
Diz a matéria do Jornal da USP:
"O e-book, disponível gratuitamente, é resultado de pesquisa de pós-doutorado realizada por Mirandulina Azevedo, arquiteta e professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, com organização de Aleska Kaufmann Almeida, também professora da UFMS, e Maria Lúcia Bressan Pinheiro, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, que contribuiu com o prefácio.
De acordo com Mirandulina Azevedo, "o objetivo da pesquisa foi abordar a teoria e a prática profissional nas duas primeiras décadas do século 20 no contexto cultural da metrópole paulistana". Para a especialista, o período, crucial para a memória da cidade, carece de uma análise que, além de reconhecer a predominância italiana em São Paulo, destaque a contribuição de outros grupos estrangeiros na transferência de conhecimentos da Europa para a América."
O livro está disponível gratuitamente no repositório da UFMS.
Os trechos extraídos do Jornal da USP são de autoria de Denis Pacheco.
Compartilhar matéria
tópicos relacionados
LEIA MAIS SOBRE O TEMA:
Siga-nos nas redes sociais e receba atualizações. Aproveite também para deixar mais abaixo uma pequena doação ao nosso site.
Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
PIX
E-mail: 3435969@vakinha.com.br
Mais recentes...
Pesquisas mostram que, quando um outro animal em sua casa morre, os gatos podem estar de luto junto conosco
O mestre em Física e doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) — Nelson Cardoso Amaral — explica a questão
Censo 2022 revela que pessoas quilombolas a partir dos 15 anos eram 2,7 vezes mais analfabetas do que a população residente no Brasil