Ratificar ou retificar? Entenda o uso
Ratificar é confirmar; retificar é corrigir.
COMPARTILHE!
Publicidade
Trabalhadores em educação de todo o País intensificam greves pelo reajuste do piso do magistério, cujo percentual de correção para 2020 é 12,84%, aplicável a partir de janeiro, conforme reza a Lei Federal 11.738/2008.
As redes estaduais de Minas Gerais, Piauí e Rio Grande do Norte já estão com as atividades paralisadas. Teresina promete iniciar movimento paredista dia 10, e Greve Geral Nacional da categoria — chamada pela CNTE — já está marcada para o próximo dia 18. Continua, após o anúncio.
Nos municípios, a situação não é muito diferente, embora alguns prefeitos, poucos, já tenham cumprido o reajuste retroativo a janeiro. Nem as capitais falam em pagar.
Não há saída para o magistério, a não ser lutar por seus direitos, em particular pelo reajuste do piso nacional. Neste sentido, é correta a decisão dos educadores que já estão em greve e dos que já anunciaram paralisações para os próximos dias. Sob este aspecto, a Greve Geral Nacional do dia 18 é um forte componente para pressionar prefeitos e governadores.
COMPARTILHE!
Faça uma pequena doação de qualquer valor, para ajudar a cobrir os custos de manutenção do site. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.
Anúncio
Ratificar é confirmar; retificar é corrigir.
Destaque para nomeação de Hitler como chanceler da Alemanha; nascimento de Lewis Carrol, autor de "Alice no País das Maravilhas; nascimento de Mozart; Libertação de Auschwitz, na Polônia; tragédia na boate Kiss e término oficial da Guerra do Vietnam.
Em muitas localidades, inclusive, percentual é arredondado para 15% e até 16%.
Destaque para Independência do Peru, Concílio de Trento, mudança do nome de Petrogrado para São Petesburgo, maior diamante do mundo, nascimento de Angela Davis — filósofa socialista estadunidense, inauguração da General Motors no Brasil.
Saiba como usar corretamente os dois termos.
Percentual de 14,95% foi definido no final de dezembro e já estava previsto pela evolução das estimativas do custo aluno em 2022. Já estava definido também o aumento do complemento da União, que passa de 15% para 17%, bem como a reposição dos recursos perdidos por conta na redução das alíquotas de ICMS. "Estudos" é para empurrar com a barriga...