Greve Nacional é pelo reajuste linear da categoria e revogação do novo Ensino Médio.
Receitas do Fundeb e piso do magistério para 2026
Verbas de agosto e setembro revelam que o principal fundo da Educação Básica Pública continua em alta, apesar do tarifaço de Trump, o que contradiz previsões negativas para o reajuste dos professores no próximo ano; ministro Camilo Santana defende inclusive remuneração melhor para a categoria
Siga e receba atualizações
Rio de Janeiro (RJ), 15/10/2025 – O ministro da Educação, Camilo Santana durante evento comemorativo do Dia do Professor, no Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado, no Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.
- Colabore! Sem sua ajuda, site não tem como se sustentar!
- Pix: apoie@deverdeclasse.org / Mais opções
Educação / Piso do Magistério / Receitas do Fundeb continuam em alta em quase todo o país, apesar do tarifaço de Donald Trump contra o Brasil. Isto contradiz previsões negativas para o reajuste dos professores no próximo ano. Dados são do site oficial do Banco do Brasil.
Elevação de até 61% em setembro
Na comparação com mesmo período (setembro) do ano passado, números mostram que houve crescimento de até 61,18% (SP); 21,90% (ES); 26,35% (MT); 25,08% (RN) e 18,86% (MG). Apenas três entes tiveram oscilação negativa. O mesmo fenômeno ocorreu no mês de agosto. Ver tabelas completas mais abaixo.
Reajuste do magistério 2026
Alta nas receitas do Fundeb indicam que o reajuste do magistério no próximo ano deve ficar acima do índice de 2025. As previsões de que a "economia nacional ficaria no chão" após medida de Trump contra o Brasil não se confirmaram. Isto é positivo para a Cesta de Impostos do Fundeb e, consequentemente, para a correção do piso dos professores em 2026.
Ministro defende valorização
Segundo matéria da Agência Brasil (15):
"No Dia Nacional do Professor, nesta quarta-feira (15), o ministro da Educação, Camilo Santana, defendeu a valorização dos docentes do país."
"Professor tem que ser bem remunerado. No nosso país, o professor tem que ser valorizado", afirmou em discurso em cerimônia de comemoração da data, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.
Siga e receba atualizações
Confira as tabelas


Compartilhe e não esqueça de deixar uma contribuição ao site!
Pix: apoie@deverdeclasse.org / Mais opções
Mais piso do magistério
Brasil na luta pelo reajuste dos professores
Atos ocorrem em todo o País nesta quarta-feira, 22 de março. Veja locais de mobilização.
Especialista explica que gestores não têm como fugir de aplicar o que diz a lei do Fundeb.
Estimativa é por conta da política de achatamento salarial do governo Rafael Fonteles (PT).
O salário-educação é uma contribuição social para ser usada na educação básica pública.
Índice de 14,95% pode ser pago. Choradeira de infratores não se sustenta em pé.
Aposentado e pensionista também têm direito. Índice de 14,95% eleva remuneração a mais de 20 mil reais.
Correção, de acordo com a lei, é em 1º de janeiro. A estas alturas, em março, professores devem radicalizar para receber os 14,95% de aumento.
Um dos objetivos do PNE até 2020 era equiparar o salário dos educadores da educação básica pública aos de outros servidores de mesma escolaridade.
Correção faz também com que todos os professores com carga horária de 20h recebam mais de 60% acima do piso nacional dos professores.










