Agentes do mercado financeiro autores da nova proposta dizem que se inspiraram no modelo sueco de previdência e aposentadoria, sem explicar que na Suécia a expectativa de vida já é de 85 anos, e professores da educação básica tem piso inicial de mais de 22 mil reais
É preciso melhorar salários para que professores não abandonem a profissão
A defasagem salarial e a sobrecarga de trabalho têm provocado um forte desestímulo nos profissionais da educação básica, resultando no abandono precoce da carreira e na fragilização das redes públicas de ensino; governos têm de mudar essa situação e, para isso, precisam ser pressionados pelos próprios professores e seus sindicatos
Categorias: >> piso, >> educação, >> economia
Por Ana C Vilarinho, via e-mail, às 10:54
- O Dever de Classe passou alguns meses sem atualizações, devido à falta de recursos necessários para cobrir os vários custos financeiros da página. Com apoio de alguns amigos e amigas, voltamos, mas ainda com muitas limitações, pois as despesas continuam. Por isso, solicitamos sua colaboração, por pequena que seja. Pix: apoio@deverdeclasse.org
Vamos à matéria!
Valorizar para Reter: O Papel da Remuneração na Redução da Evasão Docente
A garantia de um ensino público de qualidade passa inevitavelmente pela permanência de professores qualificados em sala de aula. Contudo, a defasagem salarial e a sobrecarga de trabalho têm provocado um forte desestímulo nos profissionais da educação básica, resultando no abandono precoce da carreira e na fragilização das redes públicas de ensino.
A dimensão dessa crise de retenção e da perda de atratividade da docência é confirmada por dados estatísticos alarmantes, segundo portais que tratam do tema, como Educa+Brasil, Fundação Carlos Chagas etc. Confira alguns números que colhi nessas fontes:
- 79,4% de intenção de desistência: O baixo retorno financeiro e a falta de valorização profissional surgem entre as razões centrais para esse desalento.
- Déficit projetado de 235 mil professores: O potencial "apagão" é alimentado diretamente pelo abandono precoce da sala de aula e pela falta de interesse dos jovens na licenciatura.
- Queda no interesse dos jovens (2,4%): A proporção de estudantes brasileiros de 15 anos que desejam seguir a carreira docente despencou de 7,5% para apenas 2,4%.
- Defasagem salarial de 35%: Trabalhadores da educação com ensino superior completo recebem, em média, 35% a menos do que profissionais graduados atuantes em outros setores (IBGE/Pnad Contínua).
Leia também:
A importância de bons salários
A valorização salarial justa atua diretamente como mecanismo de retenção de talentos. Ao garantir rendimentos compatíveis com o grau de escolaridade, diminui-se a necessidade de acúmulo de jornadas exaustivas e o consequente esgotamento físico e mental (burnout). Salários atraentes estabilizam o corpo docente nas escolas, viabilizam a continuidade de projetos pedagógicos e evitam que investimentos em formação inicial sejam perdidos para outros setores da economia.
Reajustar e estruturar planos de carreira para o magistério público é o investimento fundamental para conter a evasão escolar por falta de professores e assegurar uma educação com equidade e eficiência. Sem isso, escolas tendem a ficar cada vez mais esvaziadas de docentes.
PUBLICIDADE
Mais recentes sobre piso do magistério
PL 2721/2026 modifica o enquadramento legal de abonos, bônus e adicionais específicos do magistério para que deixem de ser vistos como acréscimo patrimonial e, com isso, deixem de pagar Imposto de Renda
Tabela Salarial mostra importância da repercussão do Piso do Magistério nos planos de carreiras
O chamado Tema 1218, que trata da forma como o piso deve impactar as tabelas salariais do magistério, está em vias de ser julgado no Supremo Tribunal Federal (STF), possivelmente ainda neste mês de setembro, com potencial para redefinir a estrutura remuneratória de redes estaduais e municipais da educação básica pública
Encarar a realidade com otimismo não é ser ingênuo, é ser estratégico. É acreditar que é possível olhar para o próprio contracheque e dizer: essa 'porra' pode aumentar, com luta pode aumentar
Com brigas de ministros ou não, Piso do Magistério deve voltar à pauta no STF neste mês de setembro
Votação foi interrompida em maio, após o ministro Gilmar Mendes solicitar vista do processo. De acordo com o Regimento Interno da Corte, o magistrado possui o prazo de até 90 dias para devolver os autos, que está se esgotando




