Dinheiro do FPM cresce e engorda caixa das prefeituras

25/02/2023

Alta é de 10,14% em termos nominais — em relação ao mesmo período de 2022. Dinheiro dá para cumprir reajuste do magistério.

FPE e FPM | De acordo com matéria (17) no portal da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o total do FPM repassado às prefeituras em 2023 até agora — apresenta um crescimento de 10,14% em termos nominais — em relação ao mesmo período de 2022. Mesmo com desconto da inflação, alta é ainda considerável: 5,25%, também na comparação com o mesmo período do ano passado. (Ao final da matéria, confira valor por cidade).

Continua, após o anúncio

Com crescimento de recursos, prefeitos podem cumprir obrigações financeiras mais facilmente, inclusive o reajuste de 14,95% do magistério. Imagem ilustrativa: Webnode.
Com crescimento de recursos, prefeitos podem cumprir obrigações financeiras mais facilmente, inclusive o reajuste de 14,95% do magistério. Imagem ilustrativa: Webnode.

Mais elevação

Matéria da CNM também destaca que a segunda parcela do FPM para este mês foi paga dia 17 (sexta-feira). Valor: R$ 1.153.647.903,63, já descontada a retenção do Fundeb. Incluindo esse fundo, o montante é de R$ 1.442.059.879,54.

A partir de dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e para o 2º decêndio de fevereiro de 2023, comparado com mesmo decêndio do ano anterior, o crescimento é de 5,10% em termos nominais. E o acumulado do mês, em relação ao mesmo período do ano anterior, está em crescimento de 8,25%

Em resumo: prefeito quando chora, chora de barriga cheia.

Siga-nos!

Compartilhe e curta nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Mais recentes sobre FPE e FPM