Corte de direitos em universidades e institutos federais leva pânico a técnicos e professores

19/02/2020

COMPARTILHE!

Educação / Tesoura pega horas-extras, adicional noturno, incentivo por titulação e muitas outras conquistas dos servidores.

Publicidade

Presidente Bolsonaro e Abraham Weintraub, ministro da Educação. Cortes em órgãos federais antecipam Reforma Administrativa. Foto: Agência Brasil.
Presidente Bolsonaro e Abraham Weintraub, ministro da Educação. Cortes em órgãos federais antecipam Reforma Administrativa. Foto: Agência Brasil.

A reforma Administrativa ainda não foi sequer enviada ao Congresso, mas na prática já começou a vigorar nas universidades federais e institutos federais de educação de todo o Brasil. 

Por ordem do governo Bolsonaro, uma super tesoura foi acionada contra direitos históricos de professores e técnicos dessas instituições. 

Horas extras, adicionais, promoção na carreira, incentivos por titulação e muitas outras conquistas estão proibidas por tempo indeterminado. 

Para que se tenha uma pequena ideia da gravidade da medida, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná baixou uma lista com vinte proibições.

Iniciativa deixou docentes e demais funcionários em estado de pânico, conforme veremos após o anúncio.

Pânico

O ambiente é de pânico nas universidades federais e institutos federais de educação. O DEVER DE CLASSE conversou com alguns professores e técnicos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e apenas um não demonstrou preocupação com os efeitos da medida.

"Tomei conhecimento disso pela imprensa. Não quero crer que seja verdade. Mas, se for, para mim não será nenhuma surpresa. Este governo não tem qualquer compromisso com a educação pública", disse um docente que prefere não se identificar. Continua, após o anúncio.

"Fake news"

Um técnico, no entanto, destoa da maioria dos demais colegas e diz que o presidente Bolsonaro jamais faria uma coisa dessas. O moço, que também prefere ficar no anonimato, se declarou bolsonarista e disse que a notícia é 'fake news".

Quiséramos nós que fosse.

COMPARTILHE!

Ajude com uma pequena doação. Temos custos a pagar todos os meses e precisamos de apoio para que possamos manter nossas publicações. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Anúncio

Mais recentes...

Um belíssimo filme que fala das dores do crescimento e do amadurecimento. Saída de uma relação narcísica com Barbilândia para uma relação com a alteridade do mundo real.