"Votei no senhor. O senhor é o nosso capitão", diz mãe de servidor do Ministério do Trabalho! Leia e compartilhe...
-min.jpg)
Segundo o experiente jornalista Josias de Souza — do UOL Notícias — o capitão Bolsonaro promete fazer uma lipoaspiração no organograma do governo. Em vez dos atuais 29 ministérios, sua administração teria apenas 15 pastas. Pânico toma conta dos servidores e de seus familiares
Economia | O presidente eleito Jair Bolsonaro confirmou que irá fechar o Ministério do Trabalho a partir de janeiro. Notícia deixou os servidores do órgão em estado de choque. Mas não é somente o MT que Bolsonaro pretende lacrar. Segundo o experiente jornalista Josias de Souza — em vídeo publicado dia 9 no UOL Notícias — o capitão reformado do Exército "prometeu fazer uma lipoaspiração no organograma do governo. Em vez dos atuais 29 ministérios, sua administração teria apenas 15 pastas. O improviso começa a assustar", diz o articulista. Diante de tal circunstância, eleitora de Bolsonaro — mãe de servidor do MT — faz caloroso apelo ao novo presidente. Leia ao final da matéria.
Leia também: Fechamento de ministério pode levar a depressão e até a suicídios, alerta psicólogo!
Medo de demissão e congelamento de salários
A notícia de que ministérios serão fechados trazem vários tipos de preocupações básicas aos funcionários dos setores que podem ser atingidos. O primeiro é a insegurança e incerteza que tal política cria. Para onde vão os funcionários dos órgãos fechados? Que ministérios ou outros órgãos vão incorporar esses servidores? Outro sério problema é medo do congelamento de salários e até de demissão. Se órgãos serão fechados, como valorizar seus servidores com futuros reajustes salariais? Servidor de ministério fechado pode ou não ser demitido?
Especialista explica
Segundo o advogado Célio S Santos, especialista em Direito Administrativo, o fechamento de ministérios não implica — a priori — em demissão sumária de ninguém. "Quem for concursado ou tiver adquirido estabilidade terá seu emprego mantido", esclarece. Contudo, alerta o estudioso: (Ver após o anúncio).
"O novo governo pode instituir Planos de Demissão Voluntária nos órgãos afetados e forçar muitos servidores a pedir as contas, em troca de uma indenização no geral pequena. Isto é legal e consta inclusive em projetos em andamento do governo federal". Quanto a congelamento salarial, Santos diz que caso um órgão seja fechado é óbvio que o governo tem mais argumentos para congelar remunerações de seus servidores.
Apelo caloroso de eleitora do capitão e mãe de servidor do MT:
- Presidente Bolsonaro, reflua dessa ideia de fechar ministérios, em particular o do Trabalho. Sou economista e sei da importância dessa pasta não apenas para seus servidores. O MT é crucial para que se garanta o respeito ao trabalhador brasileiro, algo que, creio, é sagrado para o senhor também. É possível fazer enxugamento da máquina sem adotar medida tão extrema assim. Votei no senhor. O senhor é o nosso capitão. A vida de meu filho e de milhões de brasileiros estão sob o seu comando. Que Deus o ilumine". Rita M S Morais.
Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!
Leia mais...
Mais recentes sobre economia:
Acabar gastos constitucionais com Saúde e Educação arrasa pastas e afeta servidor, diz especialista
Caso medida seja aprovada, prefeitos e governadores ficarão legalmente autorizados a desviar dinheiro dessas áreas para outros setores. O prejuízo será grande para quem depende do setor público e para os funcionários dessas pastas.
Bomba para o servidor: Arthur Lira diz que Reforma Administrativa pode ser aprovada em dois meses
A afirmação foi feita em uma live promovida pelo jornal Valor Econômico nesta terça-feira (23). Projeto de autoria do presidente Jair Bolsonaro aniquila estabilidade, carreiras e salários dos atuais e futuros funcionários públicos.
Pec diz que "estabilidade" será apenas para quem ocupar cargo típico de Estado; saiba quais
Reforma, no entanto, prevê que mesmo quem estiver nos chamados cargos típicos de Estado poderá ser demitido através de Avaliação Periódica de Desempenho, novidade criada para prejudicar também os atuais servidores.
Pec 32 e seus novos vínculos de contratação traz impactos negativos para atuais e futuros servidores
Se aprovada, Pec da Reforma Administrativa mudará a Constituição para trazer prejuízos imediatos ao funcionalismo, seja no modo de contratação ou no Regime de Previdência.