Hoje na História: 31 de Março

31/03/2024

1964. Tropas militares se dirigem ao Rio de Janeiro e dão início à deposição do presidente João Goulart e instalação de um período de terror no Brasil.


Compartilhe a matéria

31 de Março é marcado por vários fatos relevantes, como:

  • 1492 - Assinatura do Decreto de Alhambra, pelo Rei e Rainha católicos Fernando e Isabel. Documento ordenava a expulsão de todos os judeus e muçulmanos da Espanha, a menos que eles se convertessem ao Catolicismo.
  • 1596 - Nascimento de René Descartes, considerado pai da filosofia moderna.
  • 1727 - Morte de Isaac Newton, matemático e físico britânico.
  • 1821 - É extinta a Inquisição em Portugal.
  • 1889 - Inauguração da Torre Eiffel, pelo construtor  Gustave Eiffel.
  • 1930 - Instituição do Código de Produção Cinematográfica, nos Estados Unidos. Documento impõe diretrizes rígidas sobre o tratamento de sexo, crime, religião e violência nas obras cinematográficas daquele país, pelos próximos trinta e oito anos.
  • 1951 - A Remington Rand entrega o primeiro computador UNIVAC I para o United States Census Bureau.
  • 1964 - O general Olímpio Mourão Filho ordena que suas tropas se dirijam ao Rio de Janeiro, dando início a um golpe de Estado no Brasil. João Goulart então é deposto e se inicia um período de terror no país, sob comando de generais e civis vendidos ao imperialismo. Leia mais AQUI.
  • 1965 - O Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil com 2 993,78 m de altitude, é escalado pela primeira vez.
  • 1966 -  A União Soviética lança a Luna 10, que mais tarde se tornaria a primeira sonda espacial a entrar em órbita ao redor da Lua.
  • 1994 - O jornal científico Nature reporta o achado na Etiópia do primeiro crânio completo de um Australopithecus afarensis.

Continua, após o anúncio.


Tópicos relacionados:


A usurpação do poder

Para tomar o poder em 31 de Março/1º de Abril de 1964 e implantar os horrores que fizeram, Forças Armadas do Brasil (com apoio de civis e com desacordo de muitos militares) simplesmente roubaram o cargo de João Goulart, presidente legítimo e muito popular à época. A violência começou logo na largada do novo governo, conquistado com o uso das velhas mentiras de sempre. Leia mais AQUI.

Fontes: Britânica, Barsa, Folha de S.Paulo, O Globo.

Compartilhe!


Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt  


Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes Landim Neto 


Leia mais...

1985. Morte de Tancredo Neves, primeiro quase presidente civil após o fim da ditadura militar instalada no Brasil em 1964.


Mais vinte destaques no Brasil e no mundo...

1985. Morte de Tancredo Neves, primeiro quase presidente civil após o fim da ditadura militar instalada no Brasil em 1964.

1980. Durante a ditadura militar, o então líder sindical Luís Inácio Lula da Silva é preso por liderar uma famosa greve operária no ABC paulista.

2016. Câmara dos Deputados afasta a presidenta Dilma do cargo e dá início oficial ao golpe que levou Michel Temer e Jair Bolsonaro ao poder.

1917. Lenin volta de seu exílio na Suíça e, após chegar em Petrogrado, lança suas famosas "Teses de Abril, documento que daria origem à URSS.