Hoje na História: 3 de Abril

03/04/2024

Em 3 de Abril de 1922, Josef Stalin se torna o primeiro Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética.

Quarta-Feira, às 07:24

Compartilhe a matéria!

Colabore! Ajude o site a se manter online.

Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br


m 3 de abril ocorreram vários fatos relevantes, como:

  • 33 — O governador da província romana da Judeia, Pôncio Pilatos, condena Jesus de Nazaré à morte por crucificação. De acordo com relatos dos evangelhos Jesus estava preso desde o início da madrugada no Pretório romano, após ter sido julgado pelos sacerdotes fariseus do Templo de Jerusalém. Jesus morre por volta das 15h por asfixia, na cruz, no Calvário, ou Lugar da Caveira.
  • Apesar de não haver consenso, alguns historiadores especulam que a travessia do Mar Vermelho, descrita no Livro do Êxodo, do Antigo Testamento da Bíblia, poderia ter acontecido em 3 de abril de 1312 a.C. 
  • 1882 — Velho Oeste: Jesse James é morto por Robert Ford.
  • 1888 — Crimes do assassino em série Jack, o Estripador: ocorre o primeiro, de onze assassinatos brutais não resolvidos de mulheres cometidos no distrito empobrecido de Whitechapel, no East End de Londres, ou próximo a ele.
  • 1895 — O julgamento no caso de difamação movido contra o escritor britânico Oscar Wilde começa, resultando em sua prisão sob a acusação de homossexualidade. No Reino Unido a homossexualidade ainda era ilegal, enquanto na mesma época já havia sido legalizada no Brasil décadas antes (década de 1830), enquanto em Portugal seria legalizada novamente somente em 1982.
  • 1919 — Primeira edição do Jornal do Commercio circula em Recife, Pernambuco, Brasil.
  • 1922 — Josef Stalin se torna o primeiro secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética.
  • 1924 - Nascimento de Marlon Brando, um dos maiores ícones do cinema.
  • 1968 — Após proferir seu discurso I've Been to the Mountaintop, Martin Luther King Jr. é assassinado no dia seguinte.
  • 1973 — Martin Cooper da Motorola faz a primeira chamada de telefone móvel portátil para Joel S. Engel da Bell Labs, apesar de ainda levar mais dez anos para que o Motorola DynaTAC se tornasse o primeiro telefone a ser lançado comercialmente.
  • 1975 — Bobby Fischer se recusa a jogar em uma partida de xadrez contra Anatoly Karpov, dando a Karpov o título de Campeão do Mundo por desistência.
  • Morre o cantor Agnaldo Timóteo, de Covid.

Compartilhe a matéria!

Colabore! Ajude o site a se manter online.

Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes landim Neto

Leia também

1985. Morte de Tancredo Neves, primeiro quase presidente civil após o fim da ditadura militar instalada no Brasil em 1964.

1980. Durante a ditadura militar, o então líder sindical Luís Inácio Lula da Silva é preso por liderar uma famosa greve operária no ABC paulista.

2016. Câmara dos Deputados afasta a presidenta Dilma do cargo e dá início oficial ao golpe que levou Michel Temer e Jair Bolsonaro ao poder.

1917. Lenin volta de seu exílio na Suíça e, após chegar em Petrogrado, lança suas famosas "Teses de Abril, documento que daria origem à URSS.

Publicidade

Tópicos mais vistos relacionados ao tema desta matéria


Publicidade

Sugira matérias, critique, denuncie...