Urgente | Projeto de Lei que rebaixa pisos da Saúde e Educação continua a tramitar no Senado! Leia e compartilhe...

30/05/2018
Senadores Dalirio Beber (PSDB-SC) e Otto Alencar (PSD-BA): favoráveis a rebaixar pisos salariais da Saúde e Educação
Senadores Dalirio Beber (PSDB-SC) e Otto Alencar (PSD-BA): favoráveis a rebaixar pisos salariais da Saúde e Educação

Senador Otto Alencar, favorável ao projeto, diz que: "A adoção de tal medida certamente representará perda de poder aquisitivo aos servidores, uma vez que a revisão do piso salarial poderá ser menor que a inflação acumulada no período"

DA REDAÇÃO | O projeto de Lei (PLS 409/2016) — que rebaixa pisos salariais nacionais da Saúde e Educação — continua a tramitar no Senado e já teve inclusive parecer favorável na Comissão de Assuntos Econômicos da casa. A iniciativa é de autoria do senador Dalirio Beber (PSDB-SC). Na CAE, o parecer favorável foi dado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA).

Rebaixa pisos

Na prática, projeto rebaixa pisos nacionais dos professores e de servidores da saúde, na medida em que autoriza prefeitos e governadores a reajustarem esses direitos não com base nas leis nacionais que os criaram, mas sim em índices que podem ser menores até que a inflação oficial. O próprio senador Otto Alencar, em seu relatório, reconhece isso, embora diga que a iniciativa é necessária e boa ao País, por isso os servidores, segundo diz, devem aceitar o sacrifício. Veja após o anúncio trechos absurdos do relatório:

  • "Desse modo, haverá maior flexibilidade de ajuste das despesas às variações na receita. A adoção de tal medida, caso ocorra, certamente representará perda de poder aquisitivo aos servidores, uma vez que a revisão do piso salarial poderá ser menor que a inflação acumulada no período." 
  • "No entanto, consideramos que a ação se faz necessária no quadro atual de recessão pelo qual passamos."
  • "Consideramos [assim] justo e necessário que o esforço neste ajuste da economia também conte com os servidores." (Senador Otto Alencar (PSD-BA). (Continua, após o anúncio).

Esses senadores, tão "preocupados" em resolver a crise no País, não tomam uma medida sequer que rebaixe suas próprias mordomias ou os lucros exorbitantes dos altos empresários que financiam suas campanhas. Atacar professores e pessoal da saúde, no entanto, é com eles mesmos.

Compartilhe com seus amigos e curta nossa página, para receber atualizações sobre este e outros temas!

LEIA TAMBÉM: