Tabelas mostram como deve ser o reajuste linear do magistério

09/03/2022

Percentual deve incidir sobre o salário-base e repercutir na carreira dos professores, independentemente de quanto já seja a remuneração total de cada um.

Índice de 33,23% representa um razoável ganho para o magistério, caso seja aplicado de forma linear. Imagem: Canva.
Índice de 33,23% representa um razoável ganho para o magistério, caso seja aplicado de forma linear. Imagem: Canva.

Educação | Temos recebido alguns questionamentos sobre como é o reajuste linear de 33,23% para os professores. Para ajudar no entendimento da questão, a contadora Cássia C Mendes elaborou duas tabelas que mostram de forma simples e clara como prefeitos e governadores devem implementar o aumento. Confira, após o anúncio. 

Leia também: 

Confira as tabelas e as explicações ao final de cada uma

A tabela ilustrativa 1 mostra ganhos do professor sem o reajuste linear de 33,23%. Observe que:

  1. Além do salário-base, esse professor imaginário tem um adicional, que varia de acordo com a classe de cada um.
  2. Esse adicional é calculado sobre o salário-base.

Após o anúncio, confira a tabela 2.

A tabela ilustrativa 2 mostra o ganho desse professor já com os 33,23% aplicados de forma linear para todas as classes, e repercutindo também no referido adicional. Observe que:

  1. O percentual de 33,23% foi aplicado de forma integral e linear para todas as classes, ou seja, todos tiveram o mesmo índice de correção.
  2. O adicional de cada um foi calculado em cima do novo valor do salário-base, ou seja, após a aplicação linear dos 33,23%.

Não pode escalonar

Em resumo, é assim que prefeitos e governadores devem aplicar o reajuste de 33,23%. Não é correto escalonar o índice, isto é, dar a integralidade do percentual para a classe que ganha menos e ir diminuindo o percentual a partir das classes seguintes, como alguns prefeitos e governadores querem ou costumam fazer.

Para maiores esclarecimentos, consulte seu sindicato!

Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Siga-nos!

Mais recentes sobre educação

Deixe de aterrorizar os brasileiros com suas ameaças. Aceite que a maioria do povo não o quer mais. Vá rezar, se benzer, tomar um banho de sal grosso no lombo. Peça perdão por seus crimes cometidos na presidência. O Brasil quer é Lula de novo", diz um dos trechos enviado pela docente.
Jair Bolsonaro sabe que as urnas são seguras e que as pesquisas refletem vitória de Lula no primeiro turno, tal também como acertaram em relação ao próprio atual presidente em 2018. Por isso, só resta ao capitão berrar, para tentar tumultuar o dia do pleito e ganhar no grito. Coisa de baderneiro desesperado", diz o cientista político, que faz...