Tabelas mostram como deve ser o reajuste linear do magistério

09/03/2022

Percentual deve incidir sobre o salário-base e repercutir na carreira dos professores, independentemente de quanto já seja a remuneração total de cada um.

Índice de 33,23% representa um razoável ganho para o magistério, caso seja aplicado de forma linear. Imagem: Canva.
Índice de 33,23% representa um razoável ganho para o magistério, caso seja aplicado de forma linear. Imagem: Canva.

Educação | Temos recebido alguns questionamentos sobre como é o reajuste linear de 33,23% para os professores. Para ajudar no entendimento da questão, a contadora Cássia C Mendes elaborou duas tabelas que mostram de forma simples e clara como prefeitos e governadores devem implementar o aumento. Confira, após o anúncio. 

Leia também: 

Confira as tabelas e as explicações ao final de cada uma

A tabela ilustrativa 1 mostra ganhos do professor sem o reajuste linear de 33,23%. Observe que:

  1. Além do salário-base, esse professor imaginário tem um adicional, que varia de acordo com a classe de cada um.
  2. Esse adicional é calculado sobre o salário-base.

Após o anúncio, confira a tabela 2.

A tabela ilustrativa 2 mostra o ganho desse professor já com os 33,23% aplicados de forma linear para todas as classes, e repercutindo também no referido adicional. Observe que:

  1. O percentual de 33,23% foi aplicado de forma integral e linear para todas as classes, ou seja, todos tiveram o mesmo índice de correção.
  2. O adicional de cada um foi calculado em cima do novo valor do salário-base, ou seja, após a aplicação linear dos 33,23%.

Não pode escalonar

Em resumo, é assim que prefeitos e governadores devem aplicar o reajuste de 33,23%. Não é correto escalonar o índice, isto é, dar a integralidade do percentual para a classe que ganha menos e ir diminuindo o percentual a partir das classes seguintes, como alguns prefeitos e governadores querem ou costumam fazer.

Para maiores esclarecimentos, consulte seu sindicato!

Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Siga-nos!

Mais recentes sobre educação