Senador diz que quer contar com os professores para rebaixar o piso do magistério! Saiba mais...

O senador Hélio José (PMDB-DF) é o relator do Projeto de Lei do Senado (PLS 409/2016), de autoria do seu colega Dalírio Beber (PSDB-SC). Medida cria mecanismos para permitir que a União, estados e municípios possam reduzir os percentuais de correção de pisos salariais nacionais, como o do magistério, os dos agentes de saúde e os dos agentes de combate às endemias. José já deu parecer favorável à iniciativa na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Falta agora apenas receber decisão terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Os dois senadores alegam que rebaixar o já baixíssimo piso dos professores e os de outras categorias é necessário porque o país enfrenta uma forte crise econômica e as contas de vários estados e municípios estão desequilibradas. E Hélio José vai mais adiante e sugere inclusive que os educadores apoiem a medida:
"Consideramos justo e necessário que o esforço neste ajuste da economia também conte com os servidores", declarou no Portal da Agência Senado.
Seria uma coisa inédita. Os professores e o pessoal da Saúde que ganham tão pouco dando apoio a um projeto que os torna ainda mais pobres economicamente. E tudo para justificar o discurso da crise que na prática passa bem longe desses próprios senadores.
Sobre isso, o Portal maisvisto.com publicou matéria onde expõe que Dalírio Beber e Hélio José receberam verdadeiras boladas dos cofres públicos em 2016. O primeiro, apenas entre salários e outras mordomias, abocanhou cerca de R$ 740 mil. E o segundo levou para casa mais de R$ 405 mil só de salários. Por que não criam então um projeto também para evitar tamanhos saques ao dinheiro do povo?
De acordo com o Parecer do próprio relator: "A adoção de tal medida [PLS 409/2016], caso ocorra, certamente representará perda de poder aquisitivo aos servidores, uma vez que a revisão do piso salarial poderá ser menor que a inflação acumulada no período. No entanto, consideramos que a ação se faz necessária no quadro atual de recessão pelo qual passamos". (Grifo nosso).
É o cinismo ao extremo. Professores devem é se mobilizar em todas as escolas públicas do país e fazer os senadores irem procurar esse tipo de apoio que querem em outro lugar.
Leia também
Projeto abre também brechas para ações persecutórias dentro das escolas. Mas há 'pontos positivos', diz especialista.
Medida é para ser aplicada nas instituições de ensino federais, estaduais, municipais e distrital, públicas e privadas.
Textos mostram os prejuízos que a reforma traz a estudantes, professores, demais da comunidade escolar e sociedade em geral.