Londres, 1966: Jules Rimet é roubada e cãozinho 'resgata' a taça

26/03/2024

Fato ocorreu em 27 de Março, há 58 anos. Depois o troféu foi, estranhamente, roubado de novo no Brasil. Mas aí não apareceu um pet para devolver.


Compartilhe a matéria

Após conquistar três títulos mundiais de Copa do Mundo — 1958, 1962 e 1970 —, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a Taça Jules Rimet. Tri ocorreu no México. Na partida final, o Brasil goleou a Itália por 4X1. Nosso país, contudo, não tem mais o troféu do ponto de vista material. Em 19 de dezembro de 1983, o objeto foi roubado da sede da CBF e nunca a polícia conseguiu recuperar. O que talvez muita gente não saiba é que a taça já tinha sido roubada também quatro meses antes do início da Copa do Mundo de 1966, realizada na Inglaterra e vencida pela seleção inglesa. O caso 'foi solucionado' por Pickles, um cãozinho "que encontrou a taça embrulhada em jornais em um jardim de um bairro de Londres."

Veja mais detalhes, após o anúncio.


Tópicos relacionados:


Primeiro roubo da taça

Segundo matéria no site giz_br (07/12/2022), "um homem identificado apenas como Jackson chegou a pedir um resgate pelo troféu. A polícia local montou um cerco e marcou um encontro com o homem, que foi preso e mais tarde identificado como Edward Betchley. O grande herói do caso foi um cãozinho chamado Pickles, que encontrou a taça embrulhada em jornais em um jardim de um bairro de Londres."

O segundo, sem um pet para encontrar

O segundo e definitivo roubo da Jules Rimet ocorreu no Brasil, em 1983. Embora todos os suspeitos tenham sido presos à época, até hoje não se sabe onde o troféu foi parar. Suspeita-se apenas que teria sido derretido. Faltou um pet para encontrar.

Uma coisa que chama atenção, citada também na postagem do site giz_br:

"Em território brasileiro, a taça passou a ser exposta na sede da Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, protegida por um vidro blindado. Um fato curioso era que, a taça original era mantida em exposição, enquanto uma réplica ficava armazenada em um cofre."

Compartilhe!


Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt  


Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes Landim Neto 


Leia mais...


Mais vinte destaques no Brasil e no mundo...

1985. Morte de Tancredo Neves, primeiro quase presidente civil após o fim da ditadura militar instalada no Brasil em 1964.