Efeitos positivos da isenção do Imposto de Renda para a economia nacional

23/10/2025

Economista Manoel Pires, do observatório da Fundação Getúlio Vargas, diz que mudanças estimulam consumo e reduzem desigualdades, sem afetar investimentos

Categorias

>> Economia>> Política

PROCURAR

Dê uma contribuição ao site: 

Siga e receba atualizações:

>> WhatsApp  /  >> X (antigo Twitter)

Mais R$ 28 bilhões na economia nacional. Esse é um dos efeitos da reforma do Imposto de Renda do presidente Lula (PT), aprovada na Câmara dos Deputados. Em breve, medida deve também passar no Senado. Valor equivale a 0,2 ponto percentual do PIB (Produto Interno Bruto). Segundo matéria da Folha de S.Paulo, "estimativa foi apresentada por Manoel Pires, coordenador do Observatório de Política Fiscal da FGV, nesta quinta-feira (23) em audiência pública da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado."

Leia também

Estimular nível de consumo

Também segundo a Folha:

"O principal efeito desse projeto é estimular o nível de consumo. Os contribuintes que vão usufruir dessa renúncia fiscal têm uma renda mais baixa e dependem de mais renda para consumir, ao passo que os contribuintes que vão financiar essa desoneração não devem reduzir tanto o consumo em função do alto nível de renda que eles usufruem", afirma Pires. 

Dê uma contribuição ao site! 

Siga e receba atualizações:

>> WhatsApp  /  >> X (antigo Twitter)

Leia mais