Prefeito ironiza e diz que dará aumento para os professores federais

05/02/2022

Fala se refere ao fato de Bolsonaro ter soltado a fake news de que é ele presidente que pagará 33,23% ao magistério de estados e municípios. "Tô esperando esse palhaço sem graça pagar magistério de minha cidade. Se fizer, garanto que pago nem que seja um abono aos docentes federais", diz o gestor.

Bolsonaro não garante reajuste nem para o magistério federal e quer tirar onda com os professores de estados e municípios. Imagem: aplicativo Canva.
Bolsonaro não garante reajuste nem para o magistério federal e quer tirar onda com os professores de estados e municípios. Imagem: aplicativo Canva.

Educação | Um prefeito do interior do Piauí ironizou a fake news do Bolsonaro sobre o reajuste dos professores. Presifake declarou que é ele que garantirá a correção salarial de 33,23% para os quase dois milhões de educadores que atuam nas redes públicas de estados e municípios.

Em resposta, o piauiense afirmou:

"Tô esperando esse palhaço sem graça pagar magistério de minha cidade. Se fizer, garanto que pago nem que seja um abono aos docentes federais, já que ele, para este setor que é de sua obrigação, nem em reajuste fala."

Prefeito prefere não se identificar e disse, no entanto, que cumprirá o reajuste de 33,23% deste ano, apesar das mentiras do presifake Bolsonaro

Após o anúncio, veja a mentira do Bolsofake ironizada pelo prefeito do Piauí.

Leia também:

A mentira do Bolsofake ao anuncia reajuste

Jair Bolsonaro disse de forma clara que ele é que pagará o reajuste de 33,23%, pois tem a caneta Bic para isso:

"Quem é que repassa esse dinheiro para eles [prefeitos e governadores]? Somos nós, o governo federal. E a quem pertence a caneta BIC para assinar o reajuste? E decidimos então pelos 33%." (sic). Grifos nossos.

A verdade

  1. Professores de estados, DF e municípios são pagos com a subvinculação de 70% de recursos do Fundeb, fundo criado no governo Lula (PT), assim também como a Lei Federal nº 11.738/2008, que instituiu o piso nacional do magistério.
  2. Dos recursos totais do Fundeb, 85% saem de estados, DF e municípios. A União, em 2022, entrará com apenas 15%. Portanto, não é a caneta Bic do Bolsofake que garantirá os 33,23% para o magistério.
  3. Ao alardear que é ele que manda o dinheiro, Bolsonaro está apenas dando mais gás para prefeitos e governadores judicializar a questão, o que pode emperrar ainda mais o reajuste nos lugares onde ainda não foi pago, maioria do País.

Continua, após o anúncio.

Mais ações para atrapalhar o reajuste

Além da mentira de que é ele que pagará os 33,23%, o presifake Bolsonaro também tomou outras medidas que, na prática, só atrapalham a implementação do reajuste:

  1. Em 14 de janeiro, através do MEC, lançou uma Nota Pública onde disse que o critério de reajuste do piso havia perdido a eficácia. Com isso, deu gás para prefeitos e governadores não pagar o reajuste em janeiro, quando a lei 11.738/2008 reza que a correção é no dia primeiro deste citado mês.
  2. Até os dois teatros que fez para divulgar o reajuste vieram com bastante dias de atraso. O percentual de 33,23% ficou definido em 21 de dezembro de 2021, data em que o custo aluno do ano passado foi fixado de forma definitiva.
  3. Se fosse sério e quisesse mesmo defender os professores, o Bolsofake teria feito seu anúncio nesta data acima citada, evitando mentiras que atrapalhassem a implementação do direito dos educadores. O que fez? Protelou em quase 60 dias a divulgação oficial, materializada agora em fevereiro à base de fake news.

Mobilização

Magistério de todo o País deve se mobilizar para cobrar que prefeitos e governadores cumpram a lei criada no governo Lula. Quem decidir esperar pela caneta Bic do Bolsofake, é bom esperar deitado.


Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Siga-nos!

Mais recentes sobre educação

De uma família de classe média, nasceu em 27 de Março de 1960, no Rio de Janeiro. Talentoso desde muito jovem, artista atuou nos vocais da famosa Legião Urbana, grupo no qual foi também vocalista, violonista e líder.