Valores consolidados do Fundeb de agosto
Dados são do Banco do Brasil e revelam que alta dos recursos manteve-se em quase todos os estados, na comparação com mesmo período de 2024
Professores são os mais prejudicados. Medida emperra pagamento de precatórios e prevê corte de até 40% no valor ganho na Justiça. Presidente Jair Bolsonaro comemora uso dos recursos para o programa eleitoreiro "Auxílio Brasil". Projeto terá que passar ainda pelo Senado.
Educação | Por 312 votos a favor e 144 contra, Pec 23/2021 foi aprovada na madrugada desta quinta-feira (3) no Plenário da Câmara. Presidente Jair Bolsonaro — maior interessado na Pec do Calote — usou sua podero$a caneta para persuadir parlamentares "indecisos" a aderir à proposta. Promessa de cargos e mais dinheiro para emendas foram usados quase sem limite, segundo bastidores dos próprios beneficiados em Brasília.
Com aprovação da medida, recursos oriundos do calote nos professores e outros credores da União poderão serão usados para financiar o programa eleitoreiro "Auxílio Brasil" em 2022, cujo objetivo-alvo é tentar levantar a popularidade do presidente, sobretudo no Nordeste, onde é odiado pela maioria do povo.
Professores estão entre os mais prejudicados com a aprovação do projeto. Após o anúncio, veja o que essa Pec implica para eles.
Relacionadas:
Medida aprovada prevê que:
Mas nem tudo está perdido, conforme veremos após o anúncio.
Pec 23/2021 ainda terá que passar pelo Senado, onde são necessários — no mínimo — 49 votos para aprovação. Segundo setores da grande mídia noticiam, senadores podem rejeitar a proposta.
O Dever de Classe opina que não é bom confiar. O presidente Jair Bolsonaro certamente usará novamente sua caneta milagrosa para também convencer os senadores. O melhor a fazer é mobilizar todos os interessados na derrota do projeto, em particular os professores.
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite para deixar também uma contribuição para o nosso site.
Dados são do Banco do Brasil e revelam que alta dos recursos manteve-se em quase todos os estados, na comparação com mesmo período de 2024
Proposta foi coordenada e apresentada por Eduardo Ferreira, especialista em planos de carreira para a educação e assessor jurídico da CNTE
Proposta entregue ao governo do estado foi aprovada em seminário da categoria organizado pelo Sinte-Pi