Ômicron pode levar novamente a fechamento de escolas em 2022

02/12/2021

Nova variante da Covid-19 já está no Brasil e em mais 28 países e tem sintomas diferentes dos da Delta, a responsável pela maioria dos casos recentes de Covid-19 no mundo.

Escolas e salas de aula são espaços de aglomeração, algo propício a disseminação de qualquer doença infecciosa. Imagem: aplicativo Canva.
Escolas e salas de aula são espaços de aglomeração, algo propício a disseminação de qualquer doença infecciosa. Imagem: aplicativo Canva.

Educação | A Ômicron — nova cepa da Covid-19 — já está no Brasil e em mais 28 países e é objeto de preocupação de autoridades científicas no mundo todo. Escolas — espaços naturais de aglomeração — podem fechar novamente em 2022, dependendo da evolução da doença, segundo avalia um biólogo consultado pelo Dever de Classe. Continua, após o anúncio.

Letalidade

Por enquanto, ainda não se sabe ao certo seu grau de transmissibilidade, letalidade e resistência às vacinas, pois ainda não foram feitas pesquisas mais apuradas quanto a isso. 

Sintomas

Segundo matéria do Globo (1), o que se sabe até agora é que os sintomas da Ômicron são diferentes dos da Delta, a responsável pela maioria dos casos recentes de Covid-19 no mundo.

Sintomas da Ômicron:

  • cansaço;
  • dores musculares;
  • "coceira na garganta" ou "garganta arranhando";
  • febre baixa (em poucos casos);
  • tosse seca (poucos casos). 

Cautela em relação às escolas

Para o biólogo Fernando C Macedo, consultado pelo Dever de Classe, é preciso cautela em relação à nova cepa e aulas presenciais em 2022. "Praticamente todos os professores e muitos alunos já estão vacinados, o que dá um grau de proteção em relação à doença.Mas é preciso cautela para avaliar como essa cepa se comporta. Só então é possível dizer se é aconselhável fechar escolas novamente ou não", diz o estudioso. 


Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Siga-nos!

Mais recentes sobre educação