64 anos do nascimento de Renato Russo

27/03/2024

De uma família de classe média, nasceu em 27 de Março de 1960, no Rio de Janeiro. Talentoso desde muito jovem, artista atuou nos vocais da famosa Legião Urbana, grupo no qual foi também vocalista, violonista e líder. 

Quarta-feira, às 06:21


Compartilhe a matéria

Em 27 de Março de 1960 nascia Renato 'Russo' Manfredini Júnior, no Rio de Janeiro. Vivo fosse, completaria hoje 64 anos. De uma família de classe média, e talentoso desde muito cedo, artista é mais conhecido porque atuou nos vocais da famosa Legião Urbana, grupo no qual foi também vocalista, violonista e líder. Quem nos anos 1980 estava entre 20 e 30 anos e apreciava um bom rock nacional (sem limites de fronteira, claro), certamente deve ter ouvido e dançado bastante ao som de músicas como "Sérá", "Geração Coca Cola" e "Ainda é Cedo", do primeiro álbum "Legião Urbana" (1985). Ou então outras que ficaram muito conhecidas também, do famoso disco "Dois", o segundo da banda: "Eduardo e Mônica", "Quase Sem Querer", "Indios" e "Tempo Perdido", que na verdade foi um tempo muito bom, nas palavras dos saudosistas do grupo.

  • Mais detalhes, após o anúncio.

Tópicos relacionados:


Um 'aborto', antes do Legião

Antes de ficar famoso nacionalmente com o grupo Legião Urbana que, fora o próprio Renato (baixo e vocal), tinha também Dado Villa Lobos (guitarra) e Marcelo Bonfá (bateria), o músico — morto em decorrência de complicações do vírus da AIDS em 11 de outubro de 1996 — liderou também a banda 'Aborto Elétrico", com André Pretorius (guitarra) e Fê Lemos (bateria). Grupo durou de 1978 até 1982, e acabou por causa de desentendimentos entre Renato e Fê Lemos, desavenças essas que chegaram ao ponto de Lemos atirar uma baqueta na cabeça de Renato Russo.

Matéria continua


Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt  


Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes Landim Neto 

Carreira solo

O Legião Urbana encerrou oficialmente suas atividades em 11 de outubro de 1996, 11 dias após a morte de Renato Russo. Antes disso, entretanto, Renato teve carreira solo, iniciada em 1993. Nesse ano, lançou "The Stonewall Celebration Concert (1994), disco de 'militante', cujo nome é referência ao bar nova-iorquino onde, em 1969, gays se rebelaram contra a ação política. O álbum 'Stonewall' também é uma homenagem ao seu ex-namorado, então recém-falecido, Scott, e continha músicas de Madonna e Bob Dylan, entre outros." 

"No ano seguinte lançou Equilíbrio Distante (1995), interpretando canções italianas, cuja sonoridade (combinada à sua descendência), Renato gostava muito. O disco apresenta sucessos como Strani Amori, La Solitudine e La Forza Della Vita. Segundo o próprio Renato, o álbum foi feito em homenagem à sua família."


Com informações de: Revista RollingStones, Whiplash e site Renato Russo (renatorusso.com.br)

Compartilhe!


Leia mais:

"Quando perdemos o diálogo, perdemos também o contato com o outro, com o parente e com o desafio de pulsar nosso espírito em intenção do novo"


Mais vinte destaques no Brasil e no mundo...

Através do SinPatinhas, gratuito, um código poderá ser fixado na coleira do animal, permitindo que, via câmera do celular, qualquer pessoa consiga localizar o tutor

Para o doutor em direito e ciência política Conrado Hübner Mendes, "risco de detenção e deportação passa a depender do guarda da esquina"