Lula deve combinar dois eixos para derrotar Bolsonaro

08/10/2022

Bolsonaro — desesperado e espertamente — acelera de forma exponencial o uso da máquina pública para tentar mascarar os efeitos de sua política econômica de fome, aplicada desde 2019. Ao mesmo tempo, intensifica com força sua pauta de costumes e fake news, terreno onde já demonstrou que é muito forte. Lula deve combinar também duas frentes para derrotá-lo.

Campanha deve intensificar nesta reta final. Foto: Ricardo Stuckert.
Campanha deve intensificar nesta reta final. Foto: Ricardo Stuckert.

Landim Neto é professor e editor do site 

+ artigos deste autor

Política | Dezenas ou até mais de análises são feitas todas as horas nos berços progressistas para se tentar chegar à "fórmula ou equação certa" que leve Lula a derrotar Bolsonaro em 30 de outubro. Qual seria?

Como a realidade é dinâmica, cada dia pode carecer de uma combinação de fatores diferente. No entanto, dois eixos já estão consolidados e, em nossa opinião, é neles que a campanha lulista deve se centrar, ou seja, em duas frentes. Não vamos aqui tratar de alianças político-partidárias, que é um terceiro campo.

Vamos lá. Bolsonaro — desesperado e espertamente — acelera de forma exponencial o uso da máquina pública para tentar mascarar os efeitos de sua política econômica de fome, aplicada desde 2019. 

Ao mesmo tempo e por outro lado, o capitão intensifica — com bastante força — sua pauta "religiosa" e de costumes, tudo embalado em muitas fake news, terreno onde já demonstrou que é bastante eficiente. 

Lula deve combinar também esses dois eixos — de modo reverso, óbvio — para derrotá-lo. Ou seja, deve mirar na questão econômica e no campo onde Bolsonaro tem saído vitorioso até aqui.

Continua, após o anúncio.

Assim, para desmontar ou neutralizar os efeitos das muitas benesses eleitorais de Bolsonaro, campanha de Lula deve expor de forma clara o que foi o nosso país de 2019 até agosto deste ano, quando começaram a ser aplicados os "pacotes de bondade" do capitão. 

Neste sentido, é preciso, por exemplo, fazer programas que, de forma clara, didática e impactante, mostrem:

  • o quanto a classe média perdeu em gasolina de quase R$ 10,00  e inflação alta;
  • o arrocho pela falta de crescimento real no salário mínimo e aumento do desemprego e trabalho semi-escravo, isto é, a volta da fome ao País;
  • os milhões que foram excluídos, com a troca do Bolsa Família e criação do Auxílio Emergencial; 
  • a forte exclusão social devido à construção zero de habitações populares;

Na "pauta de costumes", onde o bolsonarismo joga no mesmo saco também a questão supostamente religiosa e o tema da corrupção, é crucial continuar a fazer e aprimorar programas impactantes, para:

  1. Demonstrar com dados irrefutáveis que Bolsonaro e seus filhos não passam de ladrões. (Peças neste sentido inclusive já foram feitas no primeiro turno). É preciso reforçar tal tipo de denúncia e desmascaramento do capitão e sua cria de larápios; 
  2. Continuar a associar Bolsonaro a uma pessoa má, cruel, perversa, assassina, demoníaca, anti qualquer valor relacionado a uma família cristã, responsável direto pela morte de quase 700 mil brasileiros na pandemia de Covid-19; 
  3. Reforçar a tese — no mesmo sentido do item 2 — de que Bolsonaro é anti Cristo, inimigo de qualquer preceito bíblico relacionado a Deus ou Jesus Cristo, pois é adepto de violência física e até de canibalismo.

A combinação básica neste segundo turno é o binômio aí. Em nossa opinião, saber explorar com eficiência esses dois polos é o que levará Lula à vitória.


Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. Aproveite para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

PIX - Celular 86988453625 João R P Landim Nt

Siga-nos!

Mais recentes sobre política