"Diante da pobreza, abandono e frio extremos, talvez só a morte possa libertar."
Escritor negro da Tanzânia quebra a tradição e é o Nobel de Literatura de 2021
Abdulrazak Gurnah tem como romances mais conhecidos Paradise e By the Sea. Desde que foi criado, prêmio foi entregue majoritariamente — mais de 80% — a europeus ou norte-americanos.
Cultura | Anunciado nesta quinta-feira (7) em Estocolmo, o Nobel de Literatura de 2021 vai para o escritor negro africano Abdulrazak Gurnah, nascido na Tanzânia. Gurnah escreve em inglês e tem como romances mais conhecidos Paradise e By the Sea.
Quebrou a tradição
O perfil do vencedor contrasta com a tradição. "Dos 117 laureados em literatura desde o início dos prêmios, 95, ou mais de 80%, são europeus ou norte-americanos — só a França arrecadou 13% dos prêmios. Existem 101 homens na lista para 16 mulheres", destaca o jornal francês Liberátion. Continua, após o anúncio.
Refugiado e professor
Abdulrazak Gurnah nasceu em 1948 em Zanzibar e emigrou para o Reino Unido na década de 1960, como refugiado.
Antes de se aposentar, foi professor de Inglês e literatura pós-colonial na Universidade de Kent, Canterbury.
Com informações de: Liberátion.
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite para deixar também uma contribuição para o nosso site.
Faça uma pequena doação de um valor qualquer para que possamos continuar a manter este site aberto. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Mais recentes sobre cultura
A Filosofia vai à praça
"Quando perdemos o diálogo, perdemos também o contato com o outro, com o parente e com o desafio de pulsar nosso espírito em intenção do novo"
"A interpretação padrão dos êxitos de Owens é que ele provou que a ideia universal da superioridade racial branca era algo sem fundamentação cientifica ou factual"