CNM | PEC acaba reajustes do piso nacional dos professores! Acesse...

Educação | O piso nacional dos professores pode estar com seus dias contados. Segundo matéria do site Congresso em Foco, a Confederação Nacional dos Municípios — CNM — quer apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para rever as regras do Fundeb. Proposta é também endossada pela ONG "Todos pela Educação". Continua, após o anúncio.
Mudar cálculo
Essa PEC tem como um dos seus principais objetivos mudar a fórmula de cálculo do reajuste do piso nacional dos professores. De acordo com a lei federal 11.738/2008, o piso do magistério deve ser reajustado todo mês de janeiro pelo mesmo percentual de crescimento do custo-aluno, no geral bem maior que a inflação oficial do governo. A ideia dos defensores da tal PEC é que o piso seja corrigido apenas pelo índice inflacionário, o que trará enormes perdas aos educadores, conforme se vê na tabela ao final da matéria. Continua, após o anúncio.
"Piso atrapalha qualidade"
A desculpa esfarrapada utilizada pela CNM para tentar justificar o ataque ao piso dos professores é trágica e ridícula. Veja o que declararam no site Congresso em Foco:
Nas discussões gerais, todos concordaram que o Fundeb é um programa de financiamento excelente que ajudou muito a educação a ampliar a quantidade de alunos nas escolas. Agora nós estamos pecando na qualidade e um dos pontos que atrapalhou muito é a questão do piso, a gente concorda com o piso, mas o indexador levou ao aumento [dos salários dos professores] quase três vezes maior do que a inflação", argumenta Eduardo Tabosa, secretário-geral da Confederação Nacional dos Municípios. Ele defende o fim do cálculo, com o reajuste passando a ser feito apenas de acordo com a inflação. Após o anúncio, veja a tabela com os impactos financeiros da medida.
Prejuízos
Ideia de retirar do Fundeb o cálculo do piso dos professores trará enormes prejuízos à categoria. Reajustes pelo custo-aluno sempre foram maiores que a inflação oficial, tal como se vê pela tabela abaixo.

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!
Mais recentes sobre educação
Mais recentes do site:
Cláudio Castro e os demais papa-defuntos da extrema direita só têm violência e embuste a oferecer aos brasileiros, no intuito de ganhar voto da elite branca e incauta da classe média
Encontro do Fórum do Piso deve ocorrer agora no início de novembro para deliberar sobre proposta final de revisão da Lei nº 11.738/2008
Professor e advogado faz uma série de questionamento sobre a maior chacina da história do país
Se maioria 'aprova' carnificina, por que agora está se sentido mais insegura? Não bate
Encontro tratou também de outros temas relevantes para os profissionais da Educação, como Carreira, Jornada Extraclasse, Escolas Cívico-Militares, Reforma Administrativa etc
Ricardo Balestreri diz que a única consequência da chacina "é o pânico na população humilde e trabalhadora e "exposição das vidas dos próprios policiais"





