Deputados governistas aprovaram destinar dinheiro público do Fundeb para escolas privadas

10/12/2020

COMPARTILHE!

Publicidade

Uma vergonha! Na prática, parlamentares adeptos das ideias privatistas de Bolsonaro destruíram o projeto de Fundeb já aprovado antes na Câmara e Senado, o que prejudicará bastante alunos e profissionais do magistério.

Bolsonaro e Rodrigo Maia, dupla inimiga da escola pública. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados.
Bolsonaro e Rodrigo Maia, dupla inimiga da escola pública. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados.

Educação | O Plenário da Câmara votou ontem (10) o PL 4.372/2020, que regulamenta o novo Fundeb. Na prática, parlamentares adeptos das ideias privatistas do presidente Bolsonaro destruíram o que já tinha sido aprovado antes na própria Câmara e Senado. Com isso, a partir de 2021, parte do dinheiro público do Fundo será destinado a escolas privadas. O relator do PL — deputado Felipe Rigoni (PSB-ES) —, em articulação com Rodrigo Maia (DEM-RJ) —, planejaram o golpe contra a educação pública.

Alunos e professores no prejuízo

Destinar dinheiro do Fundeb ao setor privado nunca tinha ocorrido antes. Medida prejudica milhões de alunos e profissionais do magistério de estados e municípios. Parlamentares do PT, PCdoB, PSOL e alguns do PSB, PDT e Rede votaram contra tal iniciativa. Por outro lado, todos os parlamentares da chamada direita (DEM, Novo, PSC, PSL, PSDB, MDB & Cia) votaram a favor do governo e pela sangria das verbas do Fundo. Continua, após o anúncio.

Rede privada começa levando de forma inconstitucional 10% dos recursos

Pelo que foi aprovado na Câmara, rede privada começa levando de forma inconstitucional e imoral 10% dos recursos do Fundeb. Tal percentual, evidentemente, sairá do piso do magistério, da manutenção das escolas públicas e do atendimento aos milhões de alunos da educação básica pública de estados e municípios.

Projeto ainda terá que passar pelo Senado.

Curta abaixo nossa página no Facebook e receba em breve mais detalhes do que foi aprovado na Câmara. 

COMPARTILHE!

Faça uma pequena doação de um valor qualquer para que possamos continuar a manter este site aberto. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.

Doar com PagSeguro

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Mais recentes...

2016. Câmara dos Deputados afasta a presidenta Dilma do cargo e dá início oficial ao golpe que levou Michel Temer e Jair Bolsonaro ao poder.