Não case sem antes ver O Lagosta

14/04/2024

Uma lição bem simples de um filme meio complexo e que apresenta dois mundos muito exóticos. 

Domingo, às 15:22

Compartilhe a matéria!

Colabore! Ajude o site a se manter online.

Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br



asamento é coisa séria. Seríssima. Muitos já terminaram em mortes e outras tragédias. E muitos também deram certo e originaram famílias muito felizes. 

Talvez pensando nisso, e também em ganhar dinheiro, claro, o diretor grego de cinema Yorgos Lanthimos teve a ótima ideia de criar O Lagosta (The Lobster), filme de 2015 que aborda de forma bizarra e com um humor impagável a ditadura das relações matrimoniais e seu contrapeso, a ditadura dos solteiros. Ninguém deveria casar ou pensar em ficar sozinho sem antes assistir. Está na Netflix.

O enredo é mais ou menos assim. Em um tempo e cidade distópicos e indefinidos — o casamento é obrigatório — por lei. Aquele ou aquela que se separa é encaminhado compulsoriamente a um hotel especial, na verdade, uma espécie de manicômio, onde o apenado terá um prazo de 45 dias para se ajeitar com alguém, isto é, encontrar uma alma gêmea para casar. 

Quem não consegue recebe a pesadíssima punição de perder a racionalidade e ser transformado em um animal, da escolha do próprio fora da lei. Os novos seres passam a viver soltos numa floresta.

A história gira em torno de David (Colin Farrel) e da Mulher que enxerga mal (Rachel Weizs). A personagem de Weizs é também a narradora em off durante toda a primeira parte. No segundo momento, aparece de corpo presente na tela.

Lagosta é o animal escolhido por David, que é levado ao hotel após seu casamento fracassar. A partir do seu ingresso no local é que se começa a ver todas as bizarrices em torno da obrigatoriedade de arranjar alguém para convívio imposto por lei.

Para tentar provar aos hóspedes do manicômio de luxo que casar é a "solução para uma vida segura e feliz", a tirana personagem Gerente do hotel (Olivia Colman), além de impor várias restrições e punições rotineiras aos presentes, organiza também uma série de atividades, entre as quais festas e umas encenações (workshops) para lá de cômicas. Numa delas, uma mulher solteira passeia sozinha numa praça e é violentada por um estuprador. Em seguida, a mesma mulher passeia com seu marido e o estuprador nada faz. Hahahah...

Mas, para os mentores dessa ditadura burlesca do casamento, a coisa não poderia ser feita de qualquer maneira. Os solitários deveriam procurar alguém com quem de fato batessem, de modo a que se construísse um relacionamento inquebrantável, baseado em afinidades profundas, como, por exemplo, ser desprovido de quaisquer sentimentos. Por tais regras, dois hóspedes pedras de gelo teriam todas as condições de serem felizes para sempre.

Contudo, mesmo com tantos e "espirituosos" incentivos e ensinamentos, David não se adapta ao hotel e foge para a floresta. Mas acaba caindo em um novo e talvez até mais bizarro espaço. O mundo dos dissidentes, sociedade onde dançar agarrado, flertar ou trocar uma leve bitoquinha não são permitidos. É a extrema ditadura dos solteiros, onde a proibição é o casamento. Quem descumpre, pode ser punido até com pena de morte — decretada pela personagem Líder Solitária (Léa Seydoux).

Como toda peça de ficção, O Lagosta é aberto a várias interpretações. Uma delas nos parece bem evidente: como é artificial e indesejável tudo aquilo que é imposto. É uma lição bem simples de um filme meio complexo e que apresenta dois mundos muito exóticos. Vale a pena conferir.


Compartilhe a matéria!

Colabore! Ajude o site a se manter online.

Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes landim Neto

Leia também

Um belíssimo filme que fala das dores do crescimento e do amadurecimento. Saída de uma relação narcísica com Barbilândia para uma relação com a alteridade do mundo real.

Porque é fato também que sonhos não morrem —, os chamados Garotos de Liverpool continuam muito presentes na vida de seus milhões de fãs em todo o planeta.

De uma família de classe média, nasceu em 27 de Março de 1960, no Rio de Janeiro. Talentoso desde muito jovem, artista atuou nos vocais da famosa Legião Urbana, grupo no qual foi também vocalista, violonista e líder.

Publicidade

Tópicos mais vistos relacionados ao tema desta matéria


Publicidade

Sugira matérias, critique, denuncie...