Projeto abre também brechas para ações persecutórias dentro das escolas. Mas há 'pontos positivos', diz especialista.
Ano legislativo encerra e Maia não despacha nenhum PDL que assegura reajuste do magistério em 2021
São 14 projetos sem despacho, um dos quais assinado por 35 deputados do PT e com entrada em 27 de novembro, isto é, há quase um mês. Isto dificulta ou mesmo inviabiliza o reajuste dos professores em 2021.
Publicidade


Educação | O ano legislativo encerrou ontem (22) na Câmara dos Deputados e Rodrigo Maia (DEM-RJ) — presidente da casa — não despachou nenhum dos 14 projetos de Decreto Legislativo (PDL) que visam sustar os efeitos de uma portaria interministerial publicada pelo governo Bolsonaro que diminui recursos do Fundeb e zera o reajuste do magistério para o próximo ano.
Um dos projetos é assinado por 35 parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi apresentado no dia 27 do mês passado, isto é, há quase um mês. A falta de despacho dificulta ou até mesmo inviabiliza o reajuste de 5,9% antes previsto para .o magistério em janeiro de 2021. Entenda melhor, após o anúncio.
Print acima mostra um dos PDLs que aguardam despacho do presidente da Câmara. Além de Rogério Correia (PT-MG), outros 34 parlamentares petistas também assinaram esse projeto. Toda a bancada do PSOL e do PCdoB apresentaram PDLs semelhantes.
A Questão
A Portaria Interministerial nº 03 — de 25/11/2020 — foi publicada pelo governo Bolsonaro, mais precisamente pelos ministérios da Economia e Educação. Tal documento reduziu de R$ 3.643,19 para R$ 3.349,56 o valor do custo-aluno relativo ao Fundeb deste ano. Com isso, o reajuste de 5,9% no piso do magistério já previsto para 2021 — caiu para 0% (zero). Continua, após o anúncio.
Objetivo
O que os parlamentares querem com os PDLs é sustar os efeitos dessa Portaria 03, para assegurar pelo menos o que já estava previsto de reajuste (5,9%) para os docentes no próximo ano e, evidentemente, mais recursos para o Fundeb.
Curta abaixo nossa página no Facebook para receber atualizações sobre este tema!
Faça uma pequena doação de um valor qualquer para que possamos continuar a manter este site aberto. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.
Doar com PagSeguro
Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!
Mais recentes...
Senador Paulo Paim (PT-RS) disse que fará todos os esforços para que o principal fundo da educação fique fora do arcabouço fiscal.
Embora documento suspenda cronograma de implementação do novo Ensino Médio, Camilo Santana diz que estrago já feito continuará.
Valor é do terceiro decêndio do mês. Do total, 25% vão para o Fundeb.
União deve ratificar lei do piso dos professores na íntegra, em particular artigos 4º e 5º dessa legislação.
Genocida e seus seguidores são certamente os maiores disseminadores de fake news do mundo.