Período de adesão ao ciclo 2024-2025 da Escola em Tempo Integral está aberto
Lei considera todas as despesas realizadas; projeto só conta as despesas liquidadas
Compartilhe!
Sua contribuição é crucial, pois ajuda na cobertura dos custos mensais da página, para que possamos mantê-la atualizada. Obrigado.
stá aberto o prazo de adesão ao ciclo 2024-2025 do Programa Escola em Tempo Integral (ETI). Até o dia 31 de outubro, gestores das redes estadual, municipal e distrital de ensino interessados em aderir à iniciativa deverão acessar o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) e se inscrever para garantir o investimento destinado para a abertura de novas vagas na jornada integral.
"O Brasil tem que caminhar para consolidar uma jornada maior no ambiente escolar de toda população estudantil. Estes são passos importantes fomentados pelo governo nacional que depende do compromisso de cada gestor local em efetivar essa política de direito às crianças", salienta a secretária Geral da CNTE, Fatima Silva.
"É o Brasil corrigindo seus rumos e efetivando política pública de direito à Educação", avalia.
Leia também:
- Escolas cívico-militares perdem força e são suspensas pela Justiça
- Lula deve federalizar educação básica pública
- A importância do PL que aprimora o reajuste dos professores
- PL sobre reajuste do magistério é apoiado por 96% em enquete no Senado
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), mais de 1 milhão de novas matrículas serão geradas em todo o país para esse ciclo, incluindo todas as etapas e modalidades de ensino. A adesão é voluntária e possibilita que as secretarias de educação tenham acesso a parte do investimento nacional de R$ 4 bilhões. Segundo informa o MEC, a meta é alcançar 3,2 milhões de matrículas até 2026.
Após a adesão, a pactuação das matrículas ocorrerá no período de 2 de setembro a 31 de outubro. Já a redistribuição das matrículas vai acontecer de 4 a 8 de novembro. O pagamento da primeira parcela ocorrerá após o período de defeso eleitoral, até o dia 31 de dezembro.
Durante todo o ciclo 2024-2025, a Secretária de Educação Básica (SEB) ofertará plantões on-line de assistência técnica direta aos entes, por unidade da Federação. Entre agosto e setembro, 27 plantões serão realizados, com datas e horários divulgados no Portal do MEC.
Em caso de dúvidas e para orientações, os gestores podem entrar em contato com a Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800 616161 ou e-mail escolaemtempointegral@mec.gov.br.
Confira o passo a passo para gestores públicos nas etapas do processo:
- Primeiro passo (De 12/8 a 31/10)
No Simec, acesse o módulo "ETI – Escola em Tempo Integral Ciclo 2024/2025", leia a aba "Apresentação" e assine, no campo "Adesão", o termo de adesão.
- Segundo passo (De 2/9 a 31/10)
Na aba "Pactuação", está disponibilizada a pré-meta e o valor da assistência financeira disponibilizada à secretaria.
Em seguida, preencha os campos e informe a quantidade de matrículas, etapas e modalidades a serem pactuadas com a União. Informe interesse em participar da rodada de redistribuição de matrículas.
- Terceiro passo (De 4/11 a 8/11)
Em "distribuição", saiba mais sobre a nova distribuição de matrículas, preencha os campos e informe a quantidade de matrículas, etapas e modalidades a serem pactuadas com a União.
- Quarto passo (até 31/12)
Considerando a pactuação realizada, será feita a transferência da primeira parcela (com 50% do valor total da assistência financeira) em conta específica da secretaria, que será aberta pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
- Quinto passo (De 13/1/25 a 9/5/25)
Na aba "Declaração", preencha os campos confirmando a quantidade de matrículas, etapas, modalidades e escolas indicadas para oferta de tempo integral.
- Sexto passo (até 30/6/25)
Feita a declaração, será protocolada a transferência da segunda parcela da assistência financeira.
- Sétimo passo (até 30/6/25)
Na aba "Política", inclua a Política de Educação em Tempo Integral e a Norma apreciada pelo Conselho de Educação.
Escola em Tempo Integral
A iniciativa tem o objetivo de induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica.
Coordenado pela SEB/MEC, o programa busca viabilizar o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2021 (Lei nº 13.005/2014), construído com participação da sociedade e aprovado pelo Congresso Nacional.
As diretrizes e estratégias para a ampliação da jornada escolar em tempo integral, na perspectiva da educação integral, foram instituídas pela Portaria nº 2.036/2023.
Fonte: CNTE
Anúncio
Compartilhe!
Tópicos relacionados:
Dez matérias mais recentes:
Na maior eleição da História do Brasil, o povo escolhe novamente um operário para governar
Principal proposta de Flávio Bolsonaro é fazer cortes drásticos imediatos no Orçamento da União, medida que, segundo especialistas, afeta em cheio recursos da Educação, sobretudo Fundeb; docentes não têm nada a ganhar com isso
Ao se referir a Lula (PT) como "nove dedos", esse sujeito mostrou o quão perigoso é ao povo brasileiro e a nosso país; não ia votar, mas agora vou para cravar na urna o 13.
Todas as agências que checaram as falas de Lula e Flávio Bolsonaro atestam que o filho do Jair conseguiu ser mais mentiroso até que o próprio pai
Ao tentar ridicularizar e subestimar a inteligência do povo nordestino, deputado moleque do PL fez foi atrapalhar ainda mais a campanha de Flávio Bolsonaro na região
Flávio é moleque, Tarcísio também é, e vão ao debate com o objetivo de tentar impedir novamente que Lula expresse com clareza as ideias e a enorme capacidade que tem de argumentar e convencer
Corte de R$ 200 bi no Orçamento da União atingiria principalmente o setor social, com eliminação a curto prazo de 2,2 milhões de empregos, o que resultaria em fome e desespero a centenas de milhares de brasileiros
Fim da Escala 6X1, ganho real no salário mínimo e nas aposentadorias, políticas sociais... Tudo isso do programa de Lula é que faz os fascistas recuarem na campanha e caminharem para a derrota
Não é uma escolha difícil
A história de vida de Lula, e a vida pregressa e atual de Flávio Bolsonaro mostram que, se você não quer destruir o Brasil, é fácil escolher o candidato do PT como o melhor para continuar a dirigir o nosso país











