ABSURDO! 92% das cidades da Bahia não pagam o piso dos professores! Saiba mais e compartilhe...

10/08/2017

DA REDAÇÃO | De acordo com Rui Oliveira, presidente da APLB-Sindicatol, 92% das cidades baianas não cumprem a Lei 11.738/2008, que regulamenta o piso salarial nacional para os profissionais de magistério da educação básica e suas respectivas cargas horárias, enquanto 72% não pagam o valor básico, reajustado em janeiro último em 7,64%, o que elevou o piso para R$ 2.298,80.

Na avaliação de Rui Oliveira, "falta gestão" nas prefeituras baianas, o que impede as cidades, mesmo com recursos federais disponibilizados pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de honrar com as disposições da lei.

"A maioria dos municípios possui um número muito grande de pessoas com contrato. Então, isso daí gera um inchaço na folha e, com isso, os municípios não conseguem pagar", criticou o presidente da APLB, ao afirmar também que a situação se agravou com a crise no ano passado e se tornou "uma miséria".

Para Rui Oliveira, falta também fiscalização da forma como os recursos federais são empregados. "O dinheiro que o governo manda poderia ser melhor administrado, com fiscalização mais eficiente. A fiscalização não é eficiente. Os conselhos municipais do Fundeb deveriam funcionar melhor. Muitos deles possuem indicações políticas", critica.

LEIA TAMBÉM: