Hoje na História: 8 de Março

08/03/2024

Marcha que dá origem ao Dia Internacional da Mulher e outros fatos históricos.


Marcha na Rússia dá origem ao Dia Internacional da Mulher de Luta. Imagem: State Museum of Political History of Russia, via Wikimedia Commons.
Marcha na Rússia dá origem ao Dia Internacional da Mulher de Luta. Imagem: State Museum of Political History of Russia, via Wikimedia Commons.

Hoje na História - Alguns fatos de 8 de Março:

em  8 de março de 1917

Uma marcha de mulheres em 8 de março de 1917, em São Petesburgo, acendeu a fagulha da Revolução Russa. Naquele dia, milhares delas foram às ruas para protestar contra as condições de vida no país. Anos depois, a data foi escolhida para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Detalhe: no antigo calendário russo, 8 de março correspondia a 23 de fevereiro.

em 8 de março de 1911

Nasce Maria Gomes de Oliveira, mais conhecida como Maria Bonita, na atual cidade de Paulo Afonso, na Bahia. Maria Bonita é a primeira mulher cangaceira do grupo de Lampião, que se tornaria seu companheiro. 

em 8 de março de 1962

Primeira erupção do vulcão Etna. Tem cerca de 3.326 metros de altura e é o maior vulcão ativo da Europa, além de ser também a montanha mais alta da Itália — ao sul dos Alpes.

em 8 de março de 2016

Morre o quinto Beatle, o produtor musical George Martin. Martin produziu mais de 700 álbuns ao longo de mais de 50 anos de carreira. Além dos Beatles, também trabalhou com artistas como Jeff Back, Dire Straits, Celine Dion, Sting, Rolling Stones, Linkin Park, Ringo Star e Paul McCartney.  

Continua, após o anúncio.  

em 8 de março de 1694

Fundação da Casa da Moeda do Brasil.

Fontes: Barsa, Wikipédia, Britânica.

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História

1985. Morte de Tancredo Neves, primeiro quase presidente civil após o fim da ditadura militar instalada no Brasil em 1964.