Hoje na História: 8 de fevereiro

08/02/2023

Fatos ocorridos no Brasil e outros cantos do planeta.

 Foto/reprodução.
Foto/reprodução.

Hoje na História - Alguns fatos de 8 de fevereiro:

Em 1347

Fim da Guerra Civil Bizantina. Também conhecida como Segunda Guerra Civil Paleóloga, evento durou sete anos.

em 1828

Nasce o escritor Júlio Verne, em Nantes, na França. Verne ficou famoso pelas suas histórias de aventuras. É considerado um dos pais da ficção científica e ficou muito conhecido pela série Voyages Extraordinaires. Entre seus livros estão: "Viagem ao Centro da Terra" (1864), "Da Terra à Lua" (1865), "Vinte Mil Léguas Submarinas" (1870), sua obra considerada como  mais importante: "A Volta ao Mundo em Oitenta Dias" (1873).

em 1748

Catarina II assume o trono da Rússia. Por suas conquistas ao norte do Mar Negro, era chamada de Catarina, a Grande. Foi escolhida por Isabel I da Rússia.

Continua, após o anúncio. 

em 1914

Forças militares de Santa Catarina, Paraná e do governo federal conquistaram a localidade de Taquaruçu (atual cidade de Curitibanos, em SC) durante a Guerra do Contestado (1912-1916).  Eram 700 soldados em ação. A tropa incendiou o acampamento dos jagunços, cuja maioria havia fugido para um lugar chamado Caraguatá (SC). Os fiéis à causa do Contestado eram chefiados por Maria Rosa, uma jovem de 15 anos — considerada uma espécie de Joana D'Arc do sertão.

em 1944

Nasce o fotógrafo Sebastião Salgado. Reconhecido mundialmente e premiado pelo seu trabalho com os menos favorecidos, Salgado é um dos melhores fotojornalistas da atualidade. Já publicou dez livros e realizou várias exposições.

em 1985

Lançamento do Brasilsat A1, primeiro satélite brasileiro.

Fontes: Barsa Saber, Enciclopédia Britânica, Wikipédia.


Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História