O e-book, gratuito, é resultado de pesquisa de pós-doutorado realizada por Mirandulina Azevedo, professora da UFMS.
Grandes nomes da música e poesia que nasceram ou se foram em 8 de dezembro
Siga nossos canais e receba atualizações:
Faça uma assinatura solidária, acesse sem restrições todo o conteúdo do site e ajude a mantê-lo. Temos custos. Apenas R$ 19,90/ano!
Ou pague no pix (recomendável, vem integral):
Pix: apoie@deverdeclasse.org
Caso não queira assinar, deixe uma contribuição de qualquer valor. Apenas pix.
Da Redação / 8 de dezembro é um dia que marcou pelo nascimento ou morte de grandes nomes da cultura mundial, música e poesia, em particular. John Lennon, Tom Jobim, Jim Morrison, Flor Bela Espanca, só para citar alguns.
Continua mais abaixo
Leia também:
Receba atualizações:
John Lennon
Nascido em 9 de outubro de 1940, em Liverpool (Inglaterra), John Lennon é uma das figuras mais importantes da música e cultura mundiais. Consagrou-se na icônica banda The Beatles, ao lado de Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star. Quando o grupo se desfez, na primeira metade dos anos 1970, Lennon seguiu carreira solo, também de enorme sucesso de público e crítica. No mundo todo é conhecido pelo famoso single Imagine, entre outros. Em 8 de dezembro de 1980, foi assassinado por Mark David Chapman com quatro tiros nas costas, à porta do edifício Dakota, onde morava em Nova York, aos 40 anos. Sua morte causou comoção global.
"Quem souber dizer a exata explicaçãoMe diz como pode acontecerUm simples canalha mata um reiEm menos de um segundo"
(Trecho de "Canção do Novo Mundo", de Beto Guedes e Ronaldo Bastos, com referência à morte de Lennon)
Leia também:
Flor Bela Espanca
Considerada uma das poetisas mais marcantes e intensas da literatura portuguesa e mundial, Flor Bela Espanca veio ao mundo em 8 de dezembro de 1894, em Vila Viçosa, Alentejo, Portugal. "Livro de Soror Saudade", seu primeiro e mais célebre livro, foi publicado em 1923 e a "consagrou como uma voz poética única". Morreu de forma trágica, via suicídio, em 8 de dezembro de 1930, dia de seu aniversário, aos 36 anos.
"Minh'alma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver
Não és sequer a razão do meu viver
Pois que tu és já toda minha vida" (Trecho de "Fanatismo", da poetisa, musicado por Raimundo Fagner em 1981)
Siga nossos canais e receba atualizações:
Tom Jobim
Um dos mais requintados artistas brasileiros e precursor da Bossa Nova, Tom Jobim nasceu no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 1927. É de sua autoria alguns dos maiores clássicos da MPB, como "Garota de Ipanema" e "Águas de Março". Faleceu em 8 de dezembro de 1994, em Nova Iorque, onde também tinha grande prestígio como músico.
Leia também:
- Nova York é a grande Babilônia do século XX, diz Mautner, em texto sobre Gil no Pasquim
- Velocidade, tempo e distância em "As Curvas da Estrada de Santos", de Roberto e Erasmo Carlos
Jim Morrison
Poeta, cantor, compositor e ícone cultural, Jim Morrison ficou mais famoso como letrista e vocalista da lendária banda de rock The Doors. Nasceu em 8 de dezembro de 1943, em Melbourne, Flórida, EUA. Entre seus inúmeros sucessos, "Light My Fire", "Break On Through (To the Other Side)" e "The End", uma épica sombria de mais de 11 minutos. Partiu em 3 de julho de 1971, em Paris, aos 27 anos (integrando o trágico "Clube dos 27").
Faça uma assinatura solidária, acesse sem restrições todo o conteúdo do site e ajude a mantê-lo. Temos custos. Apenas R$ 19,90/ano!
Pague no pix (recomendável, vem integral):
Pix: apoie@deverdeclasse.org
Caso não queira assinar, deixe uma contribuição de qualquer valor. Apenas pix.
Mais recentes do tópico cultura:
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná (Iphan-PR) realizará a mostra sobre a vida de Enedina Alves Marques.
Livro recém-lançado pela USP mostra presença banto na história, cultura, língua e religião de nosso país.
Fernando Pessoa e a "facada" em Bolsonaro
Falta apresentar o Adélio por ele mesmo.
Abdulrazak Gurnah tem como romances mais conhecidos Paradise e By the Sea. Desde que foi criado, prêmio foi entregue majoritariamente — mais de 80% — a europeus ou norte-americanos.
Fabiano Nasi mostra uma sequência de cartazes que caem da sua mão com frases ditas pelo presidente durante a pandemia do Coronavírus.
"O bicho" é a expressão de um mundo caótico, marcado por profundas desigualdades e muita hipocrisia.
DA REDAÇÃO | Via e-mail, recebemos para publicação a mensagem abaixo em solidariedade a Luis Inácio Lula da Silva, o Lula (PT). Nos foi enviada pela estudante Camila Porto, de Curitiba-PR. É uma citação contida no livro "As ninfas", do escritor e filósofo de origem libanesa Khalil Gibran. Num sentido geral, expressa a serenidade demonstrada por...
DA REDAÇÃO | É do artista Jota Camelo a melhor descrição (em texto e charge) sobre o fake news O Mecanismo, criado pelo "cineasta" José Padilha para caluniar Lula, Dilma e o PT. (Ver arte ao final da matéria).








