Hoje na História: 7 de Março

07/03/2023

O genocida Domingos Jorge Velho destrói o principal aldeamento do Quilombo dos Palmares, família real portuguesa chega ao Rio de Janeiro, morte de Tomás de Aquino e outros fatos históricos.


Tomás de Aquino, líder católico italiano — morreu em 7 de março de 1274.
Tomás de Aquino, líder católico italiano — morreu em 7 de março de 1274.

Hoje na História - Alguns fatos de 7 de Março:

em 7 de março de 1694

O aldeamento principal do Quilombo dos Palmares é destruído pelas tropas do bandeirante e mestre-de-campo do Exército Português Domingos Jorge Velho. O Quilombo dos Palmares foi o mais importante dos quilombos formados no período colonial, tendo Zumbi dos Palmares como sua maior liderança e referência. Resistiu por mais de um século à escravatura no Brasil. Jorge Velho foi só um genocida que atuou para exterminar os negros que resistiam à escravidão.

em 7 de março de 1497

Ocorre a Fogueira das vaidades, durante a qual os adeptos de Girolamo Savonarola queimam em Florença objetos que poderiam levar ao "pecado", como cosméticos, obras de arte e livros. Florença era a capital da República Florentina — localizada na atual Itália.  

em 7 de março de 1962

Estados Unidos proíbem todas as importações e exportações cubanas. Na prática, é o início de forma mais dura do odioso bloqueio econômico que os norte-americanos impõem à Cuba desde tal época, com o intuito de destruir as conquistas da Revolução liderada por Fidel Castro e Ernesto Che Guevara..

em 7 de março de 1990

O Comitê central do Partido Comunista da União Soviética concorda em desistir de seu monopólio no poder e dissolve a União Soviética. O traidor das ideias de Lenin à frente de tal processo foi Mikhail Gorbatchov.   

Continua, após o anúncio.  

em 7 de março de 1274

Morre Tomás de Aquino, na atual Província de Latina , Itália. O líder católico foi um frade italiano da Ordem dos Pregadores — cujas obras tiveram enorme influência na teologia e na filosofia, principalmente na tradição conhecida como Escolástica.

Fontes: Barsa, Wikipédia, Britânica.

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História

1985. Morte de Tancredo Neves, primeiro quase presidente civil após o fim da ditadura militar instalada no Brasil em 1964.