Hoje na História: 7 de fevereiro

07/02/2023

Fatos ocorridos no Brasil e outros cantos do planeta.

 Foto/reprodução.
Foto/reprodução.

Hoje na História - Alguns fatos de 7 de fevereiro:

Em 1979

Morre em Bertioga (SP) o médico alemão Josef Mengele, aos 67 anos. Mengele ficou conhecido como "Anjo da Morte" por causa de sua atuação no campo de extermínio nazista em Auschwitz, na Polônia, durante a Segunda Guerra Mundial. Era braço direito de Adolf Hitler e uma espécie de coronel Bilhante Ustra brasileiro, torturador amado pela família Bolsonaro.

em 1901

Nasce a talentosa cantora de samba Clementina de Jesus. Artista deu início à carreira musical aos 63 anos. Entre seus inúmeros sucessos, estão: Deus Vos Salve a Casa Santa, Não Vadeia e Sonho Meu. Faleceu no dia 19 de julho de 1987, no Rio de Janeiro, em função de um derrame.

em 1497

Foi acesa a "Fogueira das Vaidades", em Florença, na Itália. No dia, o sacerdote dominicano Girolamo Savonarola e seus seguidores tocaram fogo em milhares de objetos associados à ostentação, à tentação e ao pecado. Obras de arte, livros, cosméticos, vestidos, espelhos, instrumentos musicais e muitos outros artefatos foram destruídos.

Evento criminoso foi encarado como um ato religioso, cujo objetivo era "limpar a alma e rejeitar prazeres mundanos". A fogueira foi acesa no dia das festividades da Terça-Feira Gorda — celebração carnavalesca que ocorre no dia anterior à Quarta-feira de Cinzas.

Continua, após o anúncio. 

em 1756

É assassinado o índio Sepé Tiaraju, líder da resistência dos Sete Povos das Missões. Tiaraju foi um guerreiro guarani que se tornou líder das milícias indígenas na batalha contra as tropas luso-brasileira e espanhola na Guerra Guaranítica.

em 1992

Surgimento do termo União Europeia. Nome surgiu com o chamado Tratado de Maastricht, assinado por membros da Comunidade Europeia, em Maastricht, na Holanda.

Fontes: Barsa Saber, Enciclopédia Britânica, Wikipédia.


Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História

Em 1969, capital do Brasil passa a ser Curitiba, por influência do prefeito da cidade e governador do PR à época, fãs dos milicos que aterrorizavam o país. Confira este e outros fatos que marcaram o 24 de Março no Brasil e no mundo.