Hoje na História: 25 de Março
Aprovação da primeira constituição do Brasil e outros fatos históricos.
Início da Revolução Pernambucana, execução do último condenado à morte no Brasil, apresentação da primeira tabela periódica e outros fatos históricos.
Início da Revolução Pernambucana – Movimento de revolta contra o domínio português. Também conhecida como Revolução dos Padres, movimento foi provocado, entre outros motivos, pelas ideias iluministas propagadas pelas sociedades maçônicas — contra o absolutismo monárquico português e os enormes gastos da Família Real e seu séquito recém-chegados ao Brasil. A Capitania de Pernambuco, então a mais lucrativa da colônia, era obrigada a enviar para o Rio de Janeiro grandes somas de dinheiro para custear salários, comidas, roupas e festas da Corte, o que dificultava o enfrentamento de problemas locais (como a seca ocorrida em 1816) e ocasionava o atraso no pagamento dos soldados, gerando grande descontentamento no povo pernambucano.
Execução de Manuel da Mota Coqueiro, o último condenado à morte que teve a pena executada no Brasil. Apelidado de "A Fera de Macabu", Coqueiro um rico fazendeiro da região norte fluminense condenado à pena máxima por ter — supostamente — mandado matar toda uma família de colonos residente em suas terras. O caso é um dos crimes mais famosos do Brasil. Muitos consideram que foi executado injustamente, vez que seria inocente.
O cubano Alberto Korda fotografa Ernesto Che Guevara e imagem passa a ser considerada a mais reproduzida da História. Flash foi feito em Havana, num instante em que comandante tinha o olhar fixo no horizonte. A famosa boina com a estrela no centro com a qual Che costumava andar — também é destaque na foto.
Dmitri Mendeleiev apresenta a primeira tabela periódica à Sociedade Russa de Química. Mendeleiev foi um químico e físico russo, criador da primeira versão da tabela periódica dos elementos químicos, que previu as propriedades de elementos que ainda não tinham sido descobertos.
Continua, após o anúncio.
Nasce Michelangelo Buonarroti, na aldeia de Caprese, região da Toscana. É considerado o maior dos artistas italianos da Renascença. Entre seus belos e grandiosos trabalhos está Pietá (1498), uma escultura tradicional de imagem devocional do corpo de Cristo no seio da Virgem Maria. Renascença ou Renascentismo é o período da história da Europa — aproximadamente entre meados do século XIV e o fim do século XVI, quando ocorreram transformações na cultura, sociedade, economia, política e religião. Os termos, no entanto, são mais comumente empregados para descrever mudanças nas artes, filosofia ciências.
Fontes: Barsa, Wikipédia, Britânica.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
PIX
E-mail: 3435969@vakinha.com.br
Aprovação da primeira constituição do Brasil e outros fatos históricos.
Exibição de filmes pela primeira ve e outros fatos históricos.
Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial e outros fatos históricos.
Publicação da Teoria da Relatividade, fundação dos Correios, e outros fatos históricos.