Hoje na História: 5 de Março

04/03/2023

Morte de Hugo Chavez, nascimento de Heitor Villa-Lobos e Rosa Luxemburgo, entre outros fatos históricos.


Em 5 de março de 1960, o cubano Alberto Korda fotografa Ernesto Che Guevara e imagem passa a ser considerada a mais reproduzida da História. Foto: Canva.
Em 5 de março de 1960, o cubano Alberto Korda fotografa Ernesto Che Guevara e imagem passa a ser considerada a mais reproduzida da História. Foto: Canva.

Hoje na História - Alguns fatos de 5 de Março:

em 5 de março de 1946

Winston Churchill — primeiro-ministro britânico — usou a expressão "iron curtain", ou "cortina de ferro",  durante famoso discurso em Fulton, no Missouri (EUA). O termo definiu a divisão da Europa em duas partes — Oriental e Ocidental — controlas pela União Soviética e Estados Unidos, respectivamente. É o que se convencionou chamar de Guerra Fria. .

em 5 de março de 2013

Morre Hugo Chavez, em Caracas, Venezuela, país do qual foi presidente por três vezes. Foi a óbito aos 58 anos. Sofria de câncer na região da pélvis.

em 5 de março de 1960

O cubano Alberto Korda fotografa Ernesto Che Guevara e imagem passa a ser considerada a mais reproduzida da História. Flash foi feito em Havana, num instante em que comandante tinha o olhar fixo no horizonte. A famosa boina com a estrela no centro com a qual Che costumava andar — também é destaque na foto.

em 5 de março de 1877

Nasce Rosa Luxemburgo, em Zamosc, Polônia. É uma das mulheres e figuras mais relevantes do movimento socialista de todos os tempos. Teórica de peso, acreditava na queda violenta do sistema capitalista e numa sociedade livre de todo tipo de opressão.

Continua, após o anúncio.  

em 5 de março de 1887

Nasce Heitor Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. Destacado maestro e compositor, é considerado o maior representante da área musical durante o modernismo no Brasil. Em 1922, participou da Semana da Arte Moderna, em São Paulo,

Fontes: Barsa, Wikipédia, Britânica.

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História