Hoje na História: 25 de Março
Aprovação da primeira constituição do Brasil e outros fatos históricos.
Morte de Hugo Chavez, nascimento de Heitor Villa-Lobos e Rosa Luxemburgo, entre outros fatos históricos.
Winston Churchill — primeiro-ministro britânico — usou a expressão "iron curtain", ou "cortina de ferro", durante famoso discurso em Fulton, no Missouri (EUA). O termo definiu a divisão da Europa em duas partes — Oriental e Ocidental — controlas pela União Soviética e Estados Unidos, respectivamente. É o que se convencionou chamar de Guerra Fria.
.
Morre Hugo Chavez, em Caracas, Venezuela, país do qual foi presidente por três vezes. Foi a óbito aos 58 anos. Sofria de câncer na região da pélvis.
O cubano Alberto Korda fotografa Ernesto Che Guevara e imagem passa a ser considerada a mais reproduzida da História. Flash foi feito em Havana, num instante em que comandante tinha o olhar fixo no horizonte. A famosa boina com a estrela no centro com a qual Che costumava andar — também é destaque na foto.
Nasce Rosa Luxemburgo, em Zamosc, Polônia. É uma das mulheres e figuras mais relevantes do movimento socialista de todos os tempos. Teórica de peso, acreditava na queda violenta do sistema capitalista e numa sociedade livre de todo tipo de opressão.
Continua, após o anúncio.
Nasce Heitor Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. Destacado maestro e compositor, é considerado o maior representante da área musical durante o modernismo no Brasil. Em 1922, participou da Semana da Arte Moderna, em São Paulo,
Fontes: Barsa, Wikipédia, Britânica.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
PIX
E-mail: 3435969@vakinha.com.br
Aprovação da primeira constituição do Brasil e outros fatos históricos.
Exibição de filmes pela primeira ve e outros fatos históricos.
Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial e outros fatos históricos.
Publicação da Teoria da Relatividade, fundação dos Correios, e outros fatos históricos.