Hoje na História: 4 de fevereiro

03/02/2023

Fatos relevantes ocorridos no Brasil e outros cantos do planeta.

 Foto/reprodução.
Foto/reprodução.

Hoje na História - Alguns fatos de 4 de fevereiro:

em 1992

Tentativa de derrubar o presidente Carlos Andrés Pérez (CAP) fracassa na Venezuela. Entre os que tentaram desapear do poder o vassalo dos EUA estava Hugo Chávez, que viria a se tornar presidente depois, em 1999.

em 1961

Início da Guerra Colonial Portuguesa, também conhecida como Guerra do Ultramar ou Guerra de Libertação, que durou até 1974. Os embates se deram entre entre o Exército de Portugal e as forças organizadas pelos movimentos de libertação das antigas províncias de Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.

em 1972

David Bowie gravou a canção Starman, single do álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars. Starman foi um dos maiores sucessos do polêmico cantor, compositor, ator e produtor musical britânico. O grupo brasileiro Nenhum de Nós — em 1989 — fez uma versão brasileira da canção, chamada Astronauta de Mármore — para o álbum Cardume.  Bowie aprovou a iniciativa.

Continua, após o anúncio. 

em 1454

O Conselho Secreto da Confederação Prussiana envia um ato formal de desobediência ao Grande Mestre dos Cavaleiros Teutônicos, dando início à Guerra dos Treze Anos.

em 1555

John Rogers é queimado na fogueira, tornando-se o primeiro mártir protestante no reinado de Maria I da Inglaterra.

Fontes: Barsa Saber, Enciclopédia Britânica, Wikipédia.


Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História

2016. Câmara dos Deputados afasta a presidenta Dilma do cargo e dá início oficial ao golpe que levou Michel Temer e Jair Bolsonaro ao poder.

1917. Lenin volta de seu exílio na Suíça e, após chegar em Petrogrado, lança suas famosas "Teses de Abril, documento que daria origem à URSS.