Hoje na História: 3 de Março

02/03/2023

Aprovação da lei do descanso dominical, início do reinado da Dinastia dos Romanov, gravação de Asa Branca e outros fatos históricos.

A Dinastia dos Romanov na Russia teve início em três de março de 1613. Imagem: Canva.
A Dinastia dos Romanov na Russia teve início em três de março de 1613. Imagem: Canva.

Hoje na História - Alguns fatos de 3 de Março:

em 3 de março de 1904

É aprovada pelo Congresso de Deputados da Espanha — a Lei do Descanso Dominical. Legislação proibia o trabalho aos domingos.  A lei teve defensores e detratores. A favor do decreto, estavam políticos, como o sindicalista Pablo Iglesias Posse, e a Igreja Católica. Contra, estava a classe patronal e a Igreja Adventista do Sétimo Dia (que estava em desacordo com a obrigatoriedade de um dia definido por lei para o descanso, defendendo que cada um deveria escolher o dia de folga mais adequado para si). Lei não existe mais no País.

em 3 de março de 1613

Início da Dinastia Romanov, na Rússia, com a entronização de Miguel III. Reinaram, deitaram e abusaram contra os interesses do povo até a Revolução de 1917, quando os bolcheviques depuseram Nicolau II, o último Czar do país.  

em 3 de março de 1585

Inauguração do Teatro Olímpico de Vicenza, um dos mais belos e antigos teatros da Europa. O prédio foi projetado pelo arquiteto Andrea Palladio, mestre da arquitetura renascentista e designer de muitos edifícios na Itália.

em 3 de março de 1963

Mônica aparece pela primeira vez numa tirinha de jornal, na Folha de São Paulo. Cria de Maurício de Sousa, a dentuça carismática e mandona encanta legiões de fãs em todo o Brasil. Inspirada na filha de Maurício, que também se chama Mônica, desde o início anda com o seu inseparável coelho de pelúcia Sanção. Uma gracinha.

Continua, após o anúncio.  

em 3 de março de 1947

Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira gravam "Asa Branca" — um dos maiores clássicos da música brasileira. Gravação ocorreu no estúdio da RCA, no Rio de Janeiro. Criação fala do drama do seca no Nordeste e do sofrimento que trazia (e ainda traz) ao povo pobre da região. Asa Branca foi cantada também por outros artistas, como Elis Regina, Tom Zé, Caetano Veloso, Chitãozinho e Xororó, Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Zé Ramalho e Raul Seixas (em inglês). Ao todo, são mais de 500 interpretações dessa música pelo Brasil e pelo mundo.

Fontes: Barsa, Wikipédia, Britânica.

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História