Hoje na História: 28 de Março

28/03/2023
Assassinato do estudante Edson Luís — pela ditadura militar — e outros fatos...

Compartilhe!


Em 28 de março de 1968, o estudante secundarista Edson Luís é covardemente assassinado por policiais a serviço da ditadura militar instalada no Brasil em 1964. Foto: acervo da Biblioteca Nacional
Em 28 de março de 1968, o estudante secundarista Edson Luís é covardemente assassinado por policiais a serviço da ditadura militar instalada no Brasil em 1964. Foto: acervo da Biblioteca Nacional

Hoje na História - Alguns fatos de 28 de Março:

em 28 de março de 1871

A Comuna de Paris é formalmente estabelecida na capital francesa. Foi uma das mais importantes insurreições populares do século XIX. Na prática, foi a primeira vez que as massas tomaram o poder, sob inspiração das ideias socialistas que rondavam a Europa à época.

em 28 de março de 1968

O estudante brasileiro secundarista — Edson Luís de Lima Souto — é morto por policiais militares em um protesto estudantil, no auge da ditadura militar instalada no Brasil em 1964. A morte do estudante por jagunços a serviço de generais foi uma entre centenas e centenas de outras. Crime político ocorreu no restaurante Calabouço, no centro do Rio de Janeiro. Foi um período sombrio (1964-1985) que não pode ser esquecido e nem comemorado sob qualquer aspecto em nosso País.

em 28 de março de 2006

Pelo menos um milhão de sindicalistas, estudantes e desempregados saem às ruas na França, em mobilização contra a proposta de lei do Primeiro Contrato de Trabalho do governo. Face aos protestos, o presidente Jacques Chirac recuou e anulou o projeto.

Continua, após o anúncio.  

em 28 de março de 1963

Lançamento do clássico Os Pássaros, do diretor britânico de cinema Alfred Hitchcock, considerado o gênio do suspense nas peças cinematográficas.

em 28 de março de 1994

A lendária banda britânica Pink Floyd lança no Reino Unido The Division Bell, seu último álbum de estúdio. Os responsáveis pelas composições foram David Gilmour e Richard Wright. Polly Samson, esposa de Gilmour, também contribuiu com o trabalho.

Fontes: Britânica, Barsa Saber, Wikipédia

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História