Hoje na História: 27 de Fevereiro

27/02/2023

Início do Plano Real, nascimento do Exército Vermelho, "Caracaço" na Venezuela e outros fatos históricos.

Leon Trotsky, comandante do Exército Vermelho. Foto/reprodução.
Leon Trotsky, comandante do Exército Vermelho. Foto/reprodução.

Hoje na História - Alguns fatos de 27 de fevereiro:

em 27 de fevereiro de 1994

Início do Plano Real, programa brasileiro que, a pretexto de estabilizar a economia e controlar a inflação, institucionalizou o arrocho salarial contra os trabalhadores, na medida em que congelou produtos lá em cima e salários lá embaixo. O presidente era Itamar Franco. Na verdade, plano tinha como objetivo maior eleger Fernando Henrique Cardoso, ministro da Fazenda de então.  

em 27 de fevereiro de 1989

Ocorre o "caracaço", onde milhares de pessoas saem às ruas da capital venezuelana e de outras cidades do país em repúdio ao pacote de medidas econômicas imposto pelo governo de Carlos Andrés Pérez. A causa mais imediata da rebelião popular foi o aumento do preço do transporte coletivo em conseqüência da alta do preço dos combustíveis. .

em 27 de fevereiro de 1918

Início das atividades do Exército Vermelho Soviético, comandado pelo revolucionário russo León Trotsky. Organização se converteu no exército da República Socialista Federativa Soviética da Rússia, após a Revolução de Outubro e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, formando o maior exército do mundo até a dissolução da URSS, em dezembro de 1991. O Exército vermelho faz referência ao uso da Bandeira vermelha pela classe operária em sua luta contra o capitalismo.

em 27 de fevereiro de 1932

Nascimento de Elizabeth Taylor, em Londres. Ícone e uma das divas do cinema mundial, Taylor tinha beleza ímpar e atuou em filmes famosos, como "Lassie" (série), "National Velvet" e "Um lugar ao Sol" (1951). Com "Disque Butterfield 8" (1960), ganhou o Oscar de melhor atriz. E levou também uma segunda estatueta da academia em 1966, com o filme "Quem tem medo de Virgínia Woolf".

Continua, após o anúncio.  

em 27 de fevereiro de 1902

Nasce o arquiteto e urbanista Lúcio Costa. Junto com Oscar Niemeyer, projetou Brasília. Costa é reconhecido em todo o mundo como autor de grande parte dos prédios públicos da nova capital do Brasil.

Fontes: Barsa, Wikipédia, Britânica.

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História

1985. Morte de Tancredo Neves, primeiro quase presidente civil após o fim da ditadura militar instalada no Brasil em 1964.