Hoje na História: 26 de Fevereiro

26/02/2023

Galileu Galilei é banido pela igreja católica, mostra do primeiro processo bem sucedido de filme em cores, e outros fatos históricos.

O Kinemacolor — primeiro processo bem sucedido de filme em cores — foi apresentado ao público em geral pela primeira vez em 26 de fevereiro de 1909. Imagem ilustrativa: Canva.
O Kinemacolor — primeiro processo bem sucedido de filme em cores — foi apresentado ao público em geral pela primeira vez em 26 de fevereiro de 1909. Imagem ilustrativa: Canva.

Hoje na História - Alguns fatos de 26 de fevereiro:

em 26 de fevereiro de 2020

Início da pandemia de COVID-19 no Brasil. Primeira pessoa infectada retornou da Itália e testou positivo para o SARS-CoV-2, causador da doença. 

em 26 de fevereiro de 1909

Em Londres, estreia ao público em geral — o Kinemacolor, primeiro processo bem sucedido de filme em cores.

em 26 de fevereiro de 1616

 Galileu Galilei é formalmente banido pela Igreja Católica. Seu "crime": ensinar ou defender a visão de que a Terra orbita o Sol. 

em 26 de fevereiro de 1848

Proclamada a Segunda República Francesa, governo republicano de curta duração, liderado pelo presidente Luís Napoleão Bonaparte. Durou até 1851, quando se deu início ao Segundo Império. Adotou oficialmente o lema da Primeira República, Liberté, Égalité, Fraternité.

Continua, após o anúncio.  

em 26 de fevereiro de 1920

Nascimento de José Mauro de Vasconcelos, escritor brasileiro. Sua obra mais famosa é Meu Pé de Laranja Lima, romance infantojuvenil publicado em 1968. Foi traduzido para 52 línguas e publicado em 19 países, adotado em escolas e adaptado para o cinema, televisão e teatro.

Fontes: Barsa, Wikipédia, Britânica.

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História